O LIBERALISMO E SUAS VERTENTES

Um Resumo informativo

Liberais antigos e modernos

O liberalismo é um sistema de segurança de ideias que vem se desenvolvendo e se adequando as demandas sociais, políticas e econômicas das sociedades ocidentais há quase três séculos. Por isso, trago a vocês um resumo das principais vertentes do liberalismo neste ínterim como maneira de difundir o conhecimento do liberalismo de forma simples e direta.

LIBERALISMO CLÁSSICO
Com o liberalismo clássico surge a ideia de liberdade moderna (Constant) e o sistema político moderno (Founding Fathers e Locke), a economia clássica (Smith e Ricardo) a tese de liberdade econômica, a teoria da democracia com Bentham e Tocqueville e a teoria do liberalismo individual de John Mill.

LIBERALISMO CONSERVADOR
Em meados século XIX, a partir dos excessos da revolução francesa e o surgimento de Napoleão, busca-se uma proteção dos aspectos negativos da democracia. Criam-se posições antidemocráticas e até reacionárias no campo político e social como a teoria da democracia elitista (Croce e Ortega).

NOVO LIBERALISMO
No fim do século XIX Surge um liberalismo cheio de preocupações sociais. Green Hobhouse, Kelsen, Keynes e Dewey formularam as posições do social-liberalismo. Os totalitarismos socialistas e fascista geram uma reação ao social-liberalismo com Popper, Orwell, Camus e Berlin. Surgem os neocontratualistas como Raws e Bobbio que preconizam uma nova modalidade de liberalismo, o liberalismo sociológico.

NEOLIBERALISMO
Opondo-se ao social-liberalismo, o neoliberalismo retoma posições do liberalismo conservador e lança a tese da minarquia e do livre mercado. Seus pensadores mais conhecidos são Mises e Hayek.

LIBERALISMO SOCIOLÓGICO
Grandes pensadores contemporâneos como Aron e Dahrendorf salientam a necessidade de um liberalismo equilibrado. Equilíbrio entre titularidades e provisões, entre maior crescimento da liberdade e maior equidade social