Dólmã: Piloto.

Lucas Pinto
Sep 5, 2018 · 2 min read

Meu nome é Lucas Pinto, estudo jornalismo e gosto de música, de comer, de beber e principalmente de inventar histórias absurdas pra situações mundanas, e comida sendo uma das minhas favoritas, decidi juntar o útil ao prático e fazer esses resumos semanais do que se passa nesse reality show que já tomou várias vezes de assalto os trending topics do twitter.
Eu fico me perguntando por quê diabos eu faria uma série escrita sobre o masterchef, sendo que nem estão me pagando pra promover o programa, mas é bem mais que isso.

Aproveitando o hype incessante pelo novo e carismático anime My Hero Academia, esse vídeo-ensaio nos faz pensar adiante, e nos lembrar porque gostamos(ou não) de arcos de torneio. Arcos de torneio, caso você não entenda inglês ou não se interesse por anime/mangá, é uma técnica narrativa que consiste em criar disputas entre personagens (até secundários) num objetivo de conquistar um prêmio. Contudo, arcos de torneio não são só usados como técnica narrativa, como existem na vida real. O Campeonato Brasileiro de Futebol é um arco de torneio, onde existem personagens que você pode gostar ou não, símbolos que você pode gostar ou não, todos se enfrentando pra no final conseguirem conquistar o prêmio — A taça. Agora futebol, é de fato algo que você pode se importar ou não. Entretanto, comida, esse sim é um tema que chama a atenção. Ver a comida sendo feita é como ver um show de rock, quando cada parte da receita encaixa na parte seguinte é como ver uma música sendo formada e ver aquilo finalmente pronto pra consumo — e consumi-lo, é uma sensação sinestésica.


O Masterchef é como se você juntasse o milagre da concepção de um alimento em um arco de torneio, forçando com que cozinheiros façam arte pra quem vá julga-la e dizer se essa arte está nos padrões profissionais estabelecidos por todo uma cultura culinária estabelecida bem antes de eles tocarem numa panela.

Como estudante de jornalismo, uma das coisas que eu aprendi e que é posta em prática pela produção do programa é que: Personalidades são importantes no intuito de transformar pessoas em personagens e fazê-las mais fáceis de quem assiste do outro lado da TV se identificar com o próprio personagem. Vou tomar isso como base e meus julgamentos vão ser todos completamente PARCIAIS, portanto não tome minhas descrições como ofensas de qualquer pessoa como ofensivas, é tudo em nome do humor e de criar uma atmosfera. Espero não ofender ninguém ao longo dessa série. Espero que a minha narrativa tenha algum efeito nos leitores e que eles criem suas próprias narrativas e que possamos entrar em um embate de ideias e criar algo novo.

Lucas Pinto

Written by

Redator em Revista Sketchline.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade