Gravação com drone

Lucas Pliessnig Stoekly
2 min readNov 20, 2017

--

Drone é um veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente que pode realizar inúmeras tarefas. criado inicialmente para a guerra, estes equipamentos estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia.

Hoje vou apontar como este equipamento tem se tornado uma ferramenta cada vez mais presentes e usadas para captação de imagens para o audiovisual. Estes robôs aéreos autônomos tem diversas utilidades, por serem pequenos, não tripuláveis e fáceis de serem controlados. Uma grande utilidade desta ferramenta é a gravação. Ele pode alcançar grandes altitudes, trazendo a possibilidades de fazer maravilhosas gravações em plano plongeé,trazendo uma experiência indescritível para o cenário dos filmes atuais.

( olha só o resultado que o drone pode trazer para uma gravação)

Além de ser usado para plongeés, o drone é um instrumento muito útil quando se trata de planos sequências, já que por se tratar de um objeto voador ele mantêm a estabilidade e pode ir onde um câmera man nunca conseguiria ir sem a ajuda de uma grua.

( A cena foi feita com apoio de gruas, as a tecnologia usada para gravação é a mesma usada em drones, o DJI Phantom)

Nas expressões artísticas, seus usos têm se multiplicado pelo mundo. Lançado no fim do ano passado, o clipe da música “Entertainment”, da banda de indie pop francesa Phoenix, foi feito com um único plano-sequência aéreo do Palácio de Versalhes. A cantora de hip-hop M.I.A. usa vários deles no clipe de “Double bubble trouble”, divulgado em maio. Em Nova York, o artista urbano Ketsu já usa drones para grafitar por controle remoto. Em Tóquio, há um grupo de dança contemporânea que usa drones como “bailarinos”. ( fonte: Extra globo.com).

Este clipe maravilhoso nos mostra uma das inúmeras possibilidades que essa invenção trouxe para o mercado cinematográfico do mundo todo. Uma invenção bélica que se tornou ferramenta para inúmeras funcionalidades diferentes.

--

--