Sou uma farsa (e o que tem de bom nisso)

Lucas Portal
Jul 27, 2017 · 3 min read

Leia ouvindo: Expediente — Noção de Nada

Olá, meu nome é Lucas Portal, tenho 28 anos no momento em que estou escrevendo esse texto e, como muitos de vocês (se é que vocês sequer são muitos), eu me sinto uma farsa.

Acho que a primeira vez que eu me senti uma farsa foi quando participei da feira de ciências da minha escola na segunda série. Eu fiz um trabalho sobre as nuvens, seus tipos e classificações ( só consigo lembrar agora de cumulus, stratus e cirrus). Eu ficava em uma banquinha, no salão de uma igreja perto da minha escola (onde acontecia a feira), lendo o meu trabalho e explicando os desenhos das nuvens para as pessoas. Mas a verdade é que minha mãe tinha me ajudado a fazer boa parte do trabalho. Na época, ainda não tínhamos computador, quiçá internet. Ela foi comigo até a biblioteca municipal Viana Moog, aqui em São Leopoldo, e pegou uns livros. Fizemos um trabalho a duas mãos, ela pesquisava e ia me ditando algumas coisas, eu escrevia mais ou menos do meu jeito, mas mudando bem pouca coisa.

Voltando para o salão da igreja, a cada pessoa que pedia explicação, meu coração batia acelerado. Eu não era bem o tipo sociável, mas o problema não era esse (afinal, pra um “cdf”, a feira de ciências é território seguro). O problema era que minha cabeça não me deixava esquecer que minha participação no trabalho não era majoritária. Eu ficava sob vigilância, achando que, a qualquer minuto, alguém ia vir com uma foto ou imagens da câmera de segurança da biblioteca mostrando que minha mãe era a arquiteta da coisa toda. Eu não tinha espaço pra falhas. Um deslize e eu entregaria minha falta de méritos. Então, eu fiz a única coisa possível: eu lia o trabalho sem parar, para decorar ele e não deixar nenhum rastro de que aquela obra não era minha.

O projeto do microfone de pilhas.

Eu fui ficando bom nessa história de feira de ciências. Cheguei a fazer um microfone feito com pilhas. As feiras de ciências me fizeram gostar das exatas, que me fizeram cursar mecânica de precisão no ensino médio. Sempre um dos melhores da turma. E sempre com medo que me descobrissem. Que alguém soubesse que tem gente melhor que eu no mundo. Depois da mecânica veio o curso superior de física, que larguei, os empregos em telemarketing, a faculdade de comunicação, a venda de picolés em eventos, bandas, textos, vídeos, tudo feito por um impostor. Um charlatão sempre á beira de ser desmascarado.

Hoje, dia 27/07/2017, conversando com a minha chefe, eu compartilhei com ela esse meu pensamento de que eu sou uma farsa. Ela disse negar, mas sei lá. Tem uma parte de mim que segue me dizendo que, uma hora, alguém vai me cobrar pela feira de ciências. Porém, esse sentimento de inadequação não é de todo mal. É ele que me faz tentar ser melhor, me desafiar, não aceitar a falta de soluções. Eu já menti pra gente demais que eu sou bom em algumas coisas, agora tenho que ser de verdade pra não ser descoberto.

Eu não sei se você que tá lendo o texto também sente isso, eu só sei que eu sinto. Talvez isso esteja na lista de coisas que tenho na cabeça que iriam embora se eu fizesse terapia ou algo desse tipo. Mas aí é que tá, eu acredito que o resultado da soma dos meus problemas são, justamente, minhas qualidades. É tipo um jogo de jenga: se eu tirar uma dessas peças, o resto todo cai. E eu gosto muito do cara que eu sou hoje pra ter que me re-conhecer e começar tudo de novo.

Então, eu sigo escondendo a farsa que eu sou o melhor que eu posso. E sigo acumulando esses defeitos pelos quais eu tenho tanto apreço.

Tudo por causa da feira de ciências.

Lucas Portal

Written by

Marketing digital, produção audiovisual, piadas sem graça e jogos eletrônicos.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade