Você sabe como cobrar pelo seus dados?

Lucas Porto
Aug 8, 2017 · 2 min read

Li durante a manhã no jornal The Economist uma intrigante metáfora que compara a refinaria de óleo com os centros de dados e gostaria de compartilhar alguns devaneios:

“Nas refinarias, recolhem gasolina, propano e outros componentes de petróleo bruto, que foram separados pelo calor. Em grandes centros de dados, eles transportam o ar para arrefecer dezenas de milhares de computadores que extraem padrões de valores, previsões e outros insights — a partir de informações digitais brutas”.

E não estão falando sobre dados pessoais bem definidos, como idade, sexo e renda. “A nova economia é mais sobre a análise de fluxos rápidos em tempo real de dados muitas vezes não estruturados”.

Leia mais: Paperon, a rede social para jornalistas e comunicadores.

Enxergam um mundo ligado por sensores, “de modo que as pessoas vão deixar uma trilha digital por onde quer que passem, mesmo que não estejam conectados à internet”.

Como sabemos, inicialmente o Facebook e o Google usaram os dados bem definidos para segmentar melhor os anúncios. Foi a resposta mais rápida para “como gerar renda?".

“Mas nos últimos anos eles descobriram que os dados podem ser transformados em qualquer número de serviço de inteligência artificial (IA) […] Estes novos serviços incluem reconhecimento visual e avaliação da personalidade de alguém através da peneiração de seus escritos — que podem ser vendidos a outras empresas para serem usados em seus próprios produtos”.

A falta de "fungibilidade" dos dados justifica a aquisição, como em 2015, quando a IBM gastou US $ 2 bilhões na Weather Company, “para colocar as mãos em montanhas de dados meteorológicos, bem como infraestrutura para coletá-los".

Bom, tange-nos as seguintes questões:

a) Os jornalistas sabem como cobrar mais e melhor pela atenção que seu conteúdo gera na internet?

b) Como as pessoas aprendem quanto seus dados valem e como gerencia-los?

c) É necessário a criação de políticas públicas para a transação de dados assim como o gerenciamento?

Deixe nos comentários a sua resposta.

O texto original foi escrito em inglês, esta tradução é livre e o artigo de origem pode ser acessado aqui.

Leia mais:

Journalist— Web Developer — Data Analyst

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade