O que faz um relações-públicas?

As Relações Públicas são bastante conhecidas lá fora e começam a ter espaço no Brasil; saiba mais sobre esta profissão na visão de grandes profissionais

Lucas Barcelos

A profissão de Relações Públicas cresce a cada dia, mas você, sabe do que se trata?

A função do bacharel em Relações Públicas (RP) é construir, promover e preservar a boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e o externo. Para isso, ele define a estratégia e executa projetos de comunicação, transmitindo os valores, objetivos e as ações da organização. Seu trabalho se volta tanto para o público externo (clientes, fornecedores e agentes do governo) quanto para o interno (funcionários). Cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais. É comum que este bacharel trabalhe em equipes que integram outros funcionários, como administradores, pessoal de marketing e jornalistas. É possível ingressar na carreira como tecnólogo.

Aline Saboya

Relações-públicas da prefeitura de Cubatão

“O relações-públicas analisa os públicos de interesse (ou interferência) de uma organização (pública, privada ou de terceiro setor) e procura determinar seus objetivos e expectativas, assim como os objetivos e expectativas das organizações para com esses públicos. A partir dessa análise o profissional define estratégias e técnicas de comunicação para desenvolver e/ou aprimorar esses relacionamentos, em parceria com outras áreas da comunicação social”.

Marcus Vinicius Bonfim

Presidente da ABRP

“Sendo bem objetivo, o relações-públicas é um profissional capaz de criar comunicação com base em estratégias de relacionamento para conectar pessoas e organizações em um diálogo com ética e transparência baseado em informação de qualidade e de interesse mútuo. Pra mim ser relações-públicas é isso”.

Maria Lúcia Bettega

Professora da PUC-RS

“O profissional de relações-públicas atua na interação dos diferentes sujeitos, sejam singulares, coletivos, institucionais e/ou organizacionais.

Ele busca, usando a comunicação como meio, a construção de relações humanizadoras que permitem que os mais diferentes públicos tenham, como fim último, as interações sociais”

Neusa Vicente Lopes

Professora decana na UniSantos

“Relações Públicas são uma atividade global, dedicada ao gerenciamento dos assuntos públicos das organizações, caracterizada pela sua ação social pública. Relações Públicas são uma função corporativa, pois sua razão de existir está na perenidade de sua atuação e no apoio que devem destinar à alta administração”.

Taís Oliveira

Blog Versátil RP

“Bom, vamos lá. Um RP pode fazer muitas coisas, mas digamos que ele é um profissional ‘ponte’, responsável por mediar relações de forma estratégica por meio das ferramentas de comunicação. Alinhando as narrativas a um objetivo em comum entre todos os envolvidos”.

Fonte:

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/guia-de-profissoes/relacoes-publicas

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/relacoes-publicas-688024.shtml

Projeto Laboratorial da disciplina Produção Gráfica do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Santos, apenas para fins de aprendizagem.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.