A bolha do ódio

Lucas Dorta
Sep 4, 2018 · 2 min read

Com o aumento da ideologia de extrema-direita no Brasil e de pensamentos intolerantes que visam a eliminação do adversário, observamos nas redes sociais uma quantidade excessiva de discursos de ódio dos eleitores de um certo candidato defensor de ditaduras visto por muitos como um salvador da pátria.

Os fãs do tal político juram que quem não concorda com ele logo é esquerdista/comunista e, na internet, acreditam que são mais evoluídos simplesmente por votarem neste político. Estas pessoas acham que são donas das soluções para os problemas mais complexos da humanidade e não prestam nem pra ter um pouco de humildade, pois vivem em uma bolha de pensamentos ao enxergarem o Brasil como enxergam o seu grupinho de amigos. Ao menos poderiam tentar entender que o país é desigual, com demandas e interesses diferentes, ou seja, nem todos os indivíduos vão se identificar com as mesmas propostas ou pessoas.

Como isso atinge o jornalista? Estudei durante quatro anos, perdi noites de sono com o TCC que teve que ser conciliado com estágio, vi as dificuldades da vida profissional ao fazer parte da comunicação de uma prefeitura após ser recém-formado, trabalho em vários finais de semana e feriados- com enorme prazer- e ainda tenho que ouvir que profissionais da área de comunicação são doutrinados quando fazem críticas ao candidato chamado de “mito”. Dói demais escutar este tipo de crítica por gente que nem é da área e não sabe as dificuldades que enfrentamos. Um curso de jornalismo exige tempo do estudante até mesmo fora da faculdade e é algo que faz alunos quebrarem a cabeça nas produções de trabalhos. Por isso a raiva é cada vez maior quando dizem que a graduação só presta pra fazer lavagem cerebral e doutrinar pessoas.

Tenho medo do que virá no futuro. Não dá pra afirmar que a democracia brasileira será vitalícia para os profissionais exercerem o jornalismo em paz e, pior, observando certos pensamentos só resta ficar com medo das ideias que boa parte da população apoia e do quanto isso afetará os jornalistas.

Lucas Dorta

Written by

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas de Jaú