Como Começar a Programar?

Quero aprender a programar, mas como? Com persistência e dedicação você pode facilitar o aprendizado.

Trace um objetivo, anote os objetivos o por que querer aprender a programar, mas antes comece a estudar lógica de programação, eu sei que é difícil aguentar a ânsia de querer programar de uma vez e de aprender logo a sintaxe da linguagem desejada, mas pode acreditar sem lógica você não vai a lugar nenhum. Pode até ir mas será um caminho muito mais extenso e árduo.

Escolha uma linguagem e estude-a, em alguns momentos você vai perceber que parece fácil e em outros momentos você vai achar impossível e é aí que você deve continuar forte e não desistir, como diria o Batman:

“Você só tem os seus sonhos e os seus pensamentos no seu caminho”.

Se programe, isso mesmo um programador precisa se programar, crie hábitos de estudos, um horário para estudar todos os dias. Eu em particular prefiro estudar quando todos vão dormir, pois está tudo mais calmo e você vai precisar estar em um local calmo, para poder estudar essa magia negra que é a programação.

Escolher uma linguagem é um dos momentos mais complicados é pior do que escolher entre Marvel e DC Comics mas assim como quase todo mundo, comece pela Turma da Mônica ou Tex, comece por uma linguagem mais “fácil” Pascal, Assembly, Phyton assim fica mais fácil para entender os “esquemas” das linguagens.

Busque conhecimento, em fóruns, livros, vídeos, existe muito material gratuito e de qualidade disponível na internet principalmente no YouTube com o canal Curso em Vídeo entre outros que são muito bons. Não desista pode parecer tudo muito complicado mas isso é só no início depois tudo vai piorar mas até lá você já vai estar apto se você estudar, testar e testar por horas e horas a fio.

Eu também estou aprendendo e estudando muito, mas vou compartilhar o que conseguir aprender nesta jornada rumo ao universo inanimado para poder ajudar e aprender..