Conferencia Brasileira de PostgreSQL (PGBR) 2017 — Minha Palestra

Lucas Viecelli
Aug 22, 2017 · 3 min read

O PGBR 2017 é o principal evento de PostgreSQL do Brasil, sendo considerado também como um dos maiores da América Latina. Em suas seis edições anteriores (2007, 2008, 2009, 2011, 2013 e 2015), com média de público por volta de 200 participantes, reuniu profissionais oriundos de várias regiões brasileiras e contou com a participação de palestrantes de outros países como Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, EUA, Rússia e Suécia.

Este ano o PGBR será realizado novamente em Porto Alegre — RS, nos dias 14, 15 e 16 de setembro. Site do evento

O PGBR 2017, reunirá público qualificado, DBAs e desenvolvedores que trabalham em grandes empresas do Brasil e exterior, que utilizam o PostgreSQL como parte de suas soluções de software. É uma oportunidade também de incrementar o networking, atualizar-se quanto aos avanços tecnológicos ocorridos nos últimos meses e conhecer as novidades previstas para as próximas versões do PostgreSQL.

Palestra

Sempre fui um cara apaixonado por software livre e ativo na comunidade. Esse ano fui selecionado para apresentar uma palestra com o tema Utilizando o PostgreSQL com micro-serviços e transações concorrentes. São temas bastantes atuais e discutidos no mundo de desenvolvimento de software. Estou estudando muito e me preparando para fornecer um conteúdo de qualidade no evento.

Quero abordar alguns temas de design do PostgreSQL orientado pelo código fonte, para explicar limitações e decisões pouco populares.

Concorrência

Nessa parte da palestra, vou comentar como o PostgreSQL trata a concorrência dos dados. Como ele mantem a integridade dos dados, com transações concorrentes. Vou explicar que, internamente, a consistência dos dados é mantida usando um modelo multi-versão em transações MVCC(Multiversion Concurrency Control). Também vou falar sobre transações Serializable Snapshot Isolation (SSI) level.

Micro-serviços

Nesse momento, vou fazer uma introdução do tema e mostrar algumas empresas que estão utilizando essa arquitetura. Também vou mostrar os dois patterns mais utilizados para a modelagem de dados com micro-serviços. Vou responder algumas perguntas chaves sobre esse tema. Algumas dessas perguntas são:

1 — Como as empresas que utilizam micro-serviços estão modelando os seus bancos de dados?

2 — Quais os benefício de ter mais de um banco de dados?

3 — Quais os malefícios de ter mais de um banco de dados?

4 — Com mais de um banco de dados, vou ter um backup consistente?

5 — Quais ferramentas do PostgreSQL podem me ajudar nisso?

Vou mostrar algumas situações e exemplos de micro-serviços com banco de dados distintos. Também vou abordar o assunto de como juntar todas as informações para ter uma base de dados para relatórios e gráficos.

Participe

Se você utiliza o PostgreSQL ou está querendo utilizar, é a melhor oportunidade que você vai ter para conhecer mais sobre esse banco de dados open source que vem crescendo ano após ano.

Se você não conhece o PostgreSQL, vou te dizer o que mais me encanta nele: ele é um banco de dados feito por desenvolvedores para desenvolvedores. O PGBR é a grande oportunidade de conhecer melhor esse banco de dados, open source e utilizado por grandes empresas e com diversos cases de sucesso. Te espero lá.

)

    Lucas Viecelli

    Written by

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade