A reinvenção do testador de software é necessária

Lucca Mello
2 min readAug 24, 2016

O Testador de software precisa se reinventar. Every fucking day. Digo isso, pelo pouco tempo que tenho de experiência dentro da área e para cair um conceito que muita gente tem de que o testador é um cargo que não é tão relevante dentro de uma equipe de desenvolvimento de software. Diante disso, relembro aqui uma das frases que mais me marcou antes de eu ingressar dentro do mercado de TI e que eu ainda tinha dúvidas de qual segmento dentro desse mercado para seguir:

“Começa como Tester, não exige conhecimento e te possibilita tempo para que possas te aperfeiçoar e mudar para alguma área de desenvolvimento”.

Isso faz menos de três anos. Essa frase já era ultrapassada para a época, se é que você me entende. Talvez dentro de um contexto histórico de desenvolvimento de software como o Waterfall ou o Rup isso até poderia fazer algum sentido, haja vista que o testador receberia um caso de teste e faria a sua execução, reportando os bugs que encontrasse e após isso re-testar o mesmo cenário. E só.

Porém, não temos como seguir mais dentro dessa linha. A integração do testador dentro do time de desenvolvimento de software é mais do que necessária, não só que esteja sentado lado a lado dos colegas, mas que participe das reuniões, dos eventos, solicitando e prestando ajuda. Não há como negar que é uma relação absurdamente benéfica para o time. Ademais, sabemos que essa integração não só diminui custos de projeto mas também faz com que a qualidade seja seguida na melhor acepção do termo.

A reinvenção do tester passa por muitos fatores, e dentro delas podemos citar “novas skills” ou o aprimoramento das nossas habilidades “antigas”, e dentre essas duas categorias citadas, podemos dizer que: Aprender a programar — sim, mais do que nunca os testes automatizados batem na sua porta e é importante que você comece a aprender — acompanhar a qualidade do produto desde o início, analise defeitos, seja obcecado por e pela organização dos dados e isso faz uma diferença absurda e reduz uma cacetada de tempo, e uma coisa muito importante: pesquise novas técnicas e frameworks que estão sendo usados no mercado, faça aplicações delas, obtenha mais conhecimento, pois irá facilitar e complementar o teu trabalho. Além de, em alguns casos você irá ganhar tempo, coisa que é primordial para o testador de software, haja vista que muitos testes tomam uma boa parcela do dia.

Não pense que é só o testador antigo que precisa se reinventar, assim como disse na primeira linha desse texto, precisamos — e aqui coloco os agile testers — nos reinventarmos todos os dias. Desconstruir e construir. E esse trabalho ele passa basicamente pelo tester, contando com a ajuda da equipe restante de desenvolvimento e também dos cargos de liderença e gerência da equipe.

Aqui, deixo uma pergunta os testers leitores: “O que você está fazendo para se reinventar dentro da profissão?”.

Caso tenha gostado da leitura, clique no coração abaixo recomendando esse texto para outros testadores de softwares :)

--

--

Lucca Mello

SAP Support Engineer | Data Science | Statistics | Apprentice. Of. Everything.