Você se sente meio perdido? Já considerou em fazer coaching?

Nunca vou me esquecer de como se sentia quando estava considerando pedir demissão do meu último emprego. Meus sentimentos pesavam muito dentro de mim. Minha ansiedade em querer tomar uma decisão logo ao mesmo tempo com receio e medo das consequências me fazia sofrer. Na verdade eu duvidava se eu daria conta de fazer uma transição de carreira. Duvidava se essa era a melhor opção. Me questionava se eu não deveria tentar ficar mais tempo na empresa. Em resumo, me sentia angustiada.

Todo esse processo de decisão de mudança de carreira pode ser bastante opressivo e exaustivo. Mesmo que você conte com a ajuda de um amigo, namorado, marido, pais… Você se sente solitário porque é você quem tem que tomar a decisão e mais ninguém.

No entanto, existem muitas coisas que podem te ajudar nesse processo de tomada de decisão. Conversar com pessoas que já tenham passado por momentos semelhantes, por exemplo, é uma ótima. Assim você conhece quais critérios foram os mais importantes e outros aprendizados sobre esse tipo de momento de vida.

Fazer terapia também ajuda. Talvez seja uma forma interessante de você se conhecer melhor, avaliar os acontecimentos que mais te marcaram na sua biografia e aprender com eles.

Eu fiz tudo isso. No meu caso, o que mais ajudou foi fazer coaching e isso acabou me influenciando bastante em efetivar a minha decisão de querer ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo tipo de transição, ou seja, de me tornar coach. Eu criei o Vivessência, um processo específico para pessoas que desejam fazer mudanças em seu estilo de vida ou em sua carreira em busca de mais propósito, satisfação e autenticidade. Afinal, não sei se isso já aconteceu com você, mas é muito comum ao longo da nossa vida a gente ir tomando decisões não muito conscientes. Na época elas pareciam fazer sentido, mas hoje conseguimos enxergar que fomos influenciados por opiniões ou pressões de outras pessoas, pelo contexto ou até mesmo por nossa preguiça. E assim, passaram a não fazer mais sentido. Temos que reavaliar para onde estamos indo e para onde queremos ir.

No Vivessência, dedicamos metade do processo [aproximadamente 6 sessões de 90 minutos] para desenvolver autoconhecimento e autoconsciência. Usamos exercícios, ferramentas, provocações [perguntas-chave] e reflexões para mapear paixões [coisas que você ama fazer], talentos [coisas que você faz bem e com facilidade] e valores [aquilo que você não abre mão]. Utilizamos tanto a visão interna [a que você tem sobre você mesmo] quanto a externa [aquela que seus amigos, parentes e amores têm sobre você]. Tanto a relacionada ao seu passado [biografia] quanto a do seu presente [momento atual] e futuro [expectativas]. Tudo isso faz com que a gente tenha mais clareza para encontrar o seu propósito.

A partir daí, traçamos um plano de ação para levantar todas as possibilidades de atuação que você tem e como alcançará seus objetivos. Pareceu simples? Olha, pra ser sincera, o processo de coaching dá um certo trabalho para o coachee [cliente] porque é preciso ter muita reflexão e abertura interna para evoluir durante os encontros. Ao mesmo tempo, é muito libertador e energizante ter mais consciência do tipo de pessoa que você quer se tornar. Nem consigo expressar em palavras a satisfação que você sente ao finalmente trabalhar com o que deseja.

No final dos 12 encontros, você ainda pode optar por marcar sessões adicionais para complementar a sua transição. Se interessou? Visite meu site em luciashen.com e me mande um e-mail em contato@luciashen.com para marcar sua primeira conversa sem compromisso!


CURTIU? Me ajude a impactar mais gente, CLIQUE no ❤ !

Se quiser ler outros textos, veja esses aqui: Tem dúvidas se deve mudar de emprego?, Desacelere. Pause. Descanse. e Os principais desafios que encontrei ao iniciar uma transição de carreira.


SOBRE MIM: trabalho ajudando as pessoas a transformarem suas vidas e carreiras em busca de realização. Escrevo sobre autoconhecimento, processos de mudança e superação. Visite meu site luciashen.com ou me conheça melhor pelo facebook ou instagram. Se preferir, me mande um e-mail em contato@luciashen.com e ficarei feliz em respondê-lo!