O que causa depressão feminina? Descubra aqui!

Luciana Pereira
Aug 23, 2017 · 3 min read

A depressão já foi considerada [uma epidemia do século XXI, atingindo um grande número de pessoas de diferentes classes sociais e regiões do mundo. Tendo as causas mais diversas, a depressão altera o humor, trazendo falta de ânimo, tristeza, sentimento de nulidade e fadiga.

Procurando entender melhor sobre a doença, sua cura se torna mais acessível. Nas mulheres, os números da doença são maiores do que nos homens, e trazem fatores específicos de causa e tratamento.

Acompanhe o conteúdo a seguir para saber o que causa depressão feminina e quais são as formas de tratá-la.

O que causa depressão feminina?

A depressão feminina pode estar ligada aos hormônios, mas também às questões das mulheres no mundo contemporâneo. O luto, a sobrecarga e a expectativa da sociedade podem fazer com que as mulheres tenham depressão.

Fatores como a puberdade, a gravidez ou a menopausa podem intensificar a doença, sendo períodos que se deve redobrar o cuidado consigo mesma.

Quais são os sintomas da depressão feminina?

Podendo aparecer de modo muito diferente entre as mulheres, a depressão pode causar, no princípio: falta de ânimo, falta de apetite, ansiedade, irritação, insônia, sono prolongado e sensação permanente de tristeza.

Caso a doença evolua, com ela vêm perda o prazer por atividades sociais, pessimismo profundo, baixa libido, confusão mental e até pensamentos suicidas.

Por que a depressão masculina e a feminina são diferentes?

É conhecido o fato de que a incidência da doença em mulheres é bem mais alta do que em homens. Isso se deve a muitos fatores genéticos, sociais, reprodutivos e também de personalidade.

A mulher está sujeita a sofrer alterações hormonais de modo muito mais intenso e constante do que os homens. O elevado nível de estresse entre mulheres que trabalham e cuidam dos filhos também contribui para inflar essa estimativa.

Como identificar pontos que podem desencadear uma depressão?

Alguns fatos podem ser decisivos para que a depressão se instale. O histórico familiar, como falta de apoio ou estrutura básica, favorece as doenças mentais.

Perda de algum familiar também pode contribuir para a depressão, assim como a saída de um emprego muito importante. O abuso sexual causado pela vulnerabilidade da mulher e assédios também podem trazer esse quadro.

Como lidar com a depressão feminina?

Ao primeiro sintoma de depressão na mulher, é necessário encaminhá-la a um médico responsável pela saúde mental, sendo o mais indicado um psiquiatra. Ele avaliará as terapias e procedimentos adequados para o tratamento da doença, que se diferencia pelo nível de evolução e pelo suporte de cada mulher.

Em alguns casos, pode ser utilizado medicação para auxiliar na recuperação. Também podem ser prescritas terapias auxiliares, como as em família, em casal e com atividade física.

Como evitar a depressão feminina?

Para não sofrer de depressão, tenha sempre cuidado consigo própria, unindo atividades para o corpo e mente. Procure viver em ambientes saudáveis, longe de conflitos crônicos, situações abusivas e de muito estresse.

Praticar atividade física regularmente e ter uma dieta equilibrada também contribui muito para a prevenção da doença. E quem possui histórico familiar pode tentar fazer uma psicoterapia para acompanhar o quadro psicológico.

Saber o que causa depressão é o primeiro passo para o seu tratamento. Você conhece alguma mulher que precisa de ajuda? Compartilhe este post com o seu círculo social e ajude outras pessoas a terem acesso a essas informações!

Tags:Ajuda, Depressão, Muher, Sintomas


Originally published at clickbaba.com on August 23, 2017.

)
Luciana Pereira

Written by

Mulher, mãe e empreendedora. Sou fundadora da Click Babá.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade