Stories nos Status do WhatsApp: o que isso pode significar para o seu negócio?

O WhatsApp confirmou algo que já vinha sendo testado desde novembro do ano passado: a possibilidade de inserir stories nos status do WhatsApp.

Depois de ter inserido os stories no Instagram, de estar fazendo testes dessa mesma funcionalidade no Facebook, agora aparece a mesma opção no WhatsApp.

Os stories começaram por serem utilizados no Snapchat, mas rápido chamaram a atenção de Mark Zuckerberg que conseguiu, com a introdução dos stories no Instagram, roubar público ao Snapchat. Aliás, essa é uma velha estratégia do dono do Facebook, que tinha feito o mesmo com o Periscope e as suas transmissões ao vivo.

Esta nova funcionalidades mostra-nos, para já, que a estratégia de conteúdo rápido e mais focado na imagem (leia-se vídeos e GIF’s) é uma aposta cada vez mais forte do Facebook e do consumo de conteúdo na internet como um todo.

Quando vi essa novidade, a primeira coisa que me veio em mente foi: “boa, mais um local para o Facebook inserir anúncios!”

Mas pelo que já afirmou Randall Sarafa, ao contrário do que acontece com o Snapchat e com o Instagram, o WhatsApp não pretende introduzir anúncios nos stories do WhatsApp.

Veremos..

Para o seu negócio, sem dúvida alguma os stories serão mais um local para produzir conteúdo. Especialmente se você já usa o WhatsApp como ferramenta de suporte. Além da lista de transmissão, agora também pode promover produtos e serviços através dos stories.

Resta saber se o Facebook vai unificar essa funcionalidades em todas as suas mídias. Os mesmos stories poderão ser postados no Facebook, Instagram e WhatsApp? Ou teremos que ficar criando o mesmo conteúdo para as 3 mídias de forma diferente?

Se por um lado isso parece ter alguma lógica — são mídias com propósitos diferentes — para nós, produtores de conteúdo, ter que fazer o mesmo conteúdo para todas elas pode ser cansativo. Já para não falar que eles apenas duram 24 horas. Ou seja, um esforço a triplicar que apenas dura 24 horas.

E para o usuário. Como fica a experiência dele? Será que ele vai gostar de acompanhar a sua empresa em várias mídias e ver o mesmo conteúdo em todas elas? São questionamentos válidos e que, neste momento, ninguém saberá responder. Só com o tempo veremos como esta proliferação de stories poderá impactar no seu negócio e na experiência do usuário.

Abraço,

Luciano Larrossa