Matriz de valores de UX Writing, o que considerar?

Image for post
Image for post

Ao pensar em matriz de valores para um equipe de Design normalmente fica claro como balizar a atuação dos UX designers ou dos UI designers. Os entregáveis, por assim dizer, desses profissionais são mais conhecidos e pouco questionáveis. Mas e quando se trata de conteúdo? Quais funções estão ou não na alçada do UX Writer? Como medir a sua atuação e qualidade das entregas? Como mostrar o valor desta função para a diretoria? Qual a exigência das entregas para cada nível de carreira (júnior, pleno e sênior)?

Tanto na minha antiga empresa quanto na atual essas dúvidas surgiram. Diante disso, vimos a necessidade de criar uma matriz de valor realmente focada em UX Writing. Falei com colegas da Comunidade de UX Writing – uma comunidade super unida, engajada e participativa (glória a Deus!) e chegamos à matriz que mostrarei a seguir.

Mas, antes, o que é uma matriz de valor?

Matriz de valor, painel de habilidades, há vários nomes para uma mesma coisa: uma tabela com várias funções para você marcar as que acredita que integram o seu campo de conhecimento e atuação.

Seu líder pode solicitar que você preencha a matriz de acordo com as competências que você acredita que têm sinergia com o seu cargo. Ou, também, com as que você mais se identifica e gostaria de trabalhar constantemente.

A forma de aplicação vai depender do combinado entre vocês. Outra possibilidade é uma divisão destas tarefas e entregáveis com pessoas da área de Marketing de Conteúdo. Algumas empresas já possuem divisões claras em relação às responsabilidades das pessoas de Marketing e de Produto, outras nem tanto.

A matriz

O resultado do levantamento dos valores de UX Writing junto à comunidade é a matriz (temas) que mostrarei abaixo. Ou seja, espera-se que um profissional UX Writer possa desempenhar todas ou algumas destas funções, de acordo com a necessidade da empresa em que está, em algum momento da sua carreira:

Microcopy

Taxonomia

Style guide

Linguagem simplificada

Vocabulário controlado

Glossário

Entrevistas com usuários

Empatia

Testes de conteúdo

SEO

Acessibilidade

Storylleling

Arquitetura da informação

Interface conversacional

Chatbot

Curadoria de conteúdo

Usabilidade

Heurístcias de Design

Pesquisa etnográfica

Pesquisa sobre regionalismo

Construção de persona

Construção de brand persona

Estratégia do negócio

Facilitação (dinâmicas)

Análise de dados

Revisões/erros

Verificação de leiturabilidade

Os colegas Charlley Luz e Verônica Maluf ainda sugeriram um plus, separar essas competências por campo semântico.

De acordo com essas sugestões, a Verônica organizou a tabela de uma maneira muito interessante:

Image for post
Image for post
Imagem: arquivo pessoal Verônica Maluf

Mensuração das competências por cadeira

Um próximo passo, após esta estrutura básica, como bem destacou o amigo João Pedro de Alcantara, seria mensurar quanto de cada competência se espera do UX Writer de acordo com o seu nível de maturidade profissional e/ou cadeira.

Ou seja, quanto tempo eu, como líder, espero que um UX Writer júnior gaste focado em microcopy, por exemplo? Ou quanto tempo espero que essa pessoa use firmando boas práticas de acessibilidade para conteúdos?

Além disso, qual o peso dessas funções para a cadeira que essa pessoa ocupa atualmente, numa escala de 1 a 5? Ou, ainda, numa escala subjetiva de importância, que varia entre POUCO importante e BASTANTE importante.

Aplicação

Pronto. Agora você, líder de Design ou de uma equipe de UX Writing, Design Ops, etc., já tem uma matriz de valor focada em conteúdo, pensada e aprimorada pelos melhores profissionais da área no Brasil. Use e abuse!

Agradecimentos especiais às comunidades UX Writers Brasil, UX Writers BR e UX Writing das Minas que, como sempre, engajaram e me auxiliaram. Como bem colocou a querida Cristina Luckner, minha missão foi apenas a de “ajudar a organizar a inteligência coletiva” e sanar esta dor dos UX Writers.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store