O Nanodegree em Marketing Digital da Udacity é feito para você?

A Udacity, a Universidade do Vale do Silício, surgiu quando um professor da Universidade de Stanford, Sebastian Thrun e o cientista da computação e diretor pesquisa do Google, Peter Norvig, resolveram oferecer um curso online gratuito e aberto ao público sobre Introdução à Inteligência Artificial. Com o sucesso do curso — foram 160 mil inscritos em 190 países — os professores resolveram fundar a Udacity.

Com a missão de promover um ensino superior acessível, envolvente e eficaz, a Udacity tem feito sucesso com um catálogo extenso de cursos disponíveis para qualquer pessoa do mundo por meio da internet. Seu objetivo é ensinar habilidades requisitadas pelas empresas por um custo muito menor que as escolas tradicionais e oferecendo certificações aprovadas pelos empregadores.

A universidade possui parceria com gigantes da indústria como Google, Facebook, AT&T, Moz, MailChimp, Hootsuite, HubSpot, entre outros, o que possibilita que os alunos aprendam a partir de experiências reais e projetos práticos.

Em abril deste ano, a Udacity resolveu oferecer o seu curso de Marketing Digital com o conteúdo traduzido para o português. O Nanodegree em Marketing Digital da Udacity é dividido em nove módulos (Fundamentos do Marketing, Estratégia de conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, SEO, SEM, Publicidade em Display, Email Marketing e Mensuração e otimização de campanhas com Google Analytics) e ao final de cada um deles o aluno deve fazer um projeto que é avaliado por mentores que fazem observações de como ele pode ser aprimorado. O curso tem duração média de três meses e pode ser estendido por mais um se o aluno precisar.

Como aluna da primeira turma do curso de Marketing Digital com conteúdo em português, vou listar as melhores experiências que tive com o curso e o que precisa melhorar. Meu objetivo com a lista é mostrar como é o curso e te ajudar a decidir se ele é perfeito para você!

Aulas dinâmicas

O conteúdo do curso é muito completo. Cada um dos módulos é composto por vídeos curtos legendados em português e por documentos com resumos disponíveis para download. Também existem testes para fixação do aprendizado e recapitulação ao final de cada módulo. Todo o conteúdo é estruturado de forma a conversar entre si.

Parceria com as melhores e maiores empresas de Marketing Digital do mundo

Este é um dos principais diferenciais da Udacity: parceria com as mais importantes empresas do segmento. Temos projetos com o Facebook, Google, Moz, MailChimp. No valor do curso está incluído um valor que será gasto nestas plataformas para desenvolver os projetos.

Foco em experiências práticas

O curso é todo focado na prática. Desde os projetos que desenvolvemos até os exemplos usados nos cases: sempre são citadas empresas que existem o que torna o aprendizado muito mais dinâmico e os problemas bem reais.

Preço acessível

O preço do curso é muito competitivo se você levar em consideração que vai fazer um curso de especialização em uma Universidade conceituada no mercado e muito completo.

Acompanhamento de carreira

No ambiente onde fazemos o curso também está disponível uma aba de perfil super detalhada onde podemos mostrar o currículo que está acessível para recrutadores que buscam por novos colaboradores. Temos também uma área de treinamento para entrevistas.

Slack e suporte

O Slack da turma de Marketing Digital é bem animado. Além do canal oficial do curso, também temos canais de vagas, networking, dúvidas e ajuda. Precisei do suporte por duas vezes: uma vez resolvi tudo por email, na outra, resolvi testar o Slack e resolvi tudo muito rápido. Não tive nenhum problema com a revisão dos meus projetos, tive feedbacks super claros e precisos. Gostei muito da experiência.

Portfólio ao final do curso

Ao longo do curso, por meio dos projetos, os alunos já vão construindo o seu portfólio na área de Marketing Digital, o que é muito útil para quem está começando e ainda não tem experiência na área.

Mas tem dois pontos que tem incomodado os alunos do curso:

Alguns conteúdos ainda estão em inglês

Como sou da primeira turma, entendi que o curso ainda estava em fase de testes e que erros acontecem. Por causa disso, a primeira turma ganhou um prazo maior para concluir o curso. Ao longo do tempo o conteúdo traduzido foi melhorando e acredito que os novos alunos não vão mais ter este problema.

Só podemos usar a própria Udacity como case dos projetos

A maioria dos alunos queria usar a própria empresa ou alguma outra empresa nos seus projetos mas todos os projetos devem ser feitos usando a Udacity como exemplo. Os coordenadores do curso explicaram que só desta maneira eles conseguem ter controle sobre os projetos e podem analisar com mais propriedade, o que faz bastante sentido.

Espero que a minha experiência ajude quem está em busca de uma especialização em Marketing Digital a decidir se o curso da Udacity é o ideal.

Deixe o seu comentário se tiver alguma dúvida, será um prazer ajudar!