Carros podem usar combustível feito com jornal

Lucia Freitas
Sep 19, 2011 · 2 min read

Os pesquisadores da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, encontraram um ótimo uso para o jornal. Sim, o velho jornal impresso poderá, talvez, em um futuro próximo ser transformado em biodiesel graças a uma bactéria recém-descoberta por lá, a TU-503. Como isso funciona? Esta nova cepa de bactérias produz butanol a partir de celulose!

“A celulose é um dos elementos orgânicos mais abundantes no mundo e transformá-la em combustível é um sonho”, avisa Harshad Velankar, um dos pós-doutorandos envolvidos na pesquisa, feita no Departamento de Biologia Molecular de Tulane. O laboratório encontrou esta cepa em dejetos (sim, fezes) de animais, cultivou-a e descobriu como produzir butanol com ela. Claro que os americanos já estão patenteando o processo.

A grande novidade, na verdade, é que a TU503 é a única bactéria capaz de produzir butanol na presença de oxigênio. As bactérias conhecidas que fazem isso são anaeróbias — ou seja, fazem isso longe do oxigênio — o que aumenta muito o custo de produção. Melhor ainda: o butanol é um biocombustível muito mais eficiente que o etanol (o nosso álcool combustível). Ele não exige motores convertidos, é menos corrosivo, pode ser transportado pelos oleodutos já instalados e é mais eficiente, o que diminui o consumo.

O líder da pesquisa, David Mullin, diz que além de reduzir os custos de produção do bio-butanol, a descoberta diminui os custos de produção e também as emissões de dióxido de carbono. Some-se a isso o impacto nos aterros — só nos Estados Unidos, ele estima 323 milhões de toneladas de celulose que podem ser reutilizadas para isso — e a conta fica mais que positiva para todo mundo.

Foto: ShinorekoEuro, CC-BY


Originally published at Ladybug Brasil.

Lucia Freitas
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade