O que faz algumas pessoas serem brilhantes?


Segundo o autor Gladwell em seu livro Fora de Série, é a união da pessoa certa, no lugar certo, no momento certo. Se você ler o livro vai entender mais a fundo o contexto, mas o ponto é que estes fatores estão presentes.

Nada impede você de aproveitar seus momentos e ser a pessoa certa no momento em que você vê uma oportunidade, certo? Não é só isso. Eu também quero ser a pessoa certa. Muitas vezes vejo um momento de oportunidade, como poder ter contato próximo com pessoas de grande influencia, visão de longo prazo ou perceber uma tendência de mercado, ou nada disso, pode ser que você faça ou crie algo disruptivo.

Isso por si só não basta, definitivamente, falta um pouco mais…

Gladwell ainda diz que uma pessoa se torna fora de série depois de 10 mil horas de prática.

Outro fator que influencia o contexto é a herança cultural. O plantio de arroz, por exemplo, parece trivial para mas a rizicultura precisa de muitos cuidados e a regra de quanto mais você trabalha, mais você consegue funciona aqui. Quanto mais trabalho e cuidado, melhor a qualidade da colheita. Agora pense que os orientais fazem isso a milênios…

Estudar é a base, praticar são as “paredes”. O melhor resultado é uma boa base e vivências práticas. E quanto mais este ciclo se repete, mais brilhante você se torna.

A arte marcial JiuJitsu até um momento você pratica, aprende as técnicas, evolui a maneira de aplicar os golpes, mas depois de um nível, se você não internalizar os conceitos, filosofia, estilo de vida, parece que a evolução chaga num platô e o próximo nível de melhora então está em absorver os princípios da arte marcial.

Para se tornar uma pessoa brilhante você precisa encontrar um propósito no que você faz. Isso gera combustível suficiente para ter uma dedicação acima da média, persistência por um período “mágico” de 10 mil horas e então buscar incessantemente o momento em que você será a pessoa certa, no lugar certo e que vai perceber e oportunidade para agir e brilhar como um fora de série.

Pode parecer simplista de mais, mas o difícil é nós acreditarmos que é isso. Foco e ação! Não tem atalho e se você encontrar algo diferente disto é provável que seja um acaso. Então se decidir se apoiar nestes casos e torcer para se torne um acaso, as chances são que a sorte não sorrirá pra você nesta vida.