Estereótipos pras minas

Luisa Gielow
4 min readApr 25, 2019

--

Desative a bomba!

O mercado de trabalho está cheio de armadilhas para nós mulheres, onde nos colocam em caixinhas preconceituosas que estatisticamente temos altas chances de enfrentarmos. O negócio é estarmos preparadas para escapar delas e agirmos da melhor forma possível, dentro dos obstáculos que poderemos enfrentar.

Armadilha 1:
“Detesto ter chefe mulher”
Existe uma visão de que ter líderes mulheres torna a relação mais fria de “chefe” com funcionário, mas na verdade tudo que você espera dela é que ela seja aquela mulher, amiga, mãe, superprotetora e compreensiva (e com boa aparência). Mas não, nós não precisamos ser esta pessoa todo o tempo!
O Truque:
Femilumine-se!
Na verdade a maioria das pessoas que dizem que preferem lideres homens nunca tiveram uma mulher. Já as pessoas que já trabalharam com uma mulher, dão a preferencia para elas. Deem uma chance para estas mulheres incríveis liderarem as equipes de suas empresas!

Armadilha 2:
“Mandona, Reclamona, Ambiciosa”
Se correr o bicho pega, se ficar com bicho come.
Para fazer sucesso a mulher precisa ser apreciada, mas para ser apreciada ela não pode fazer sucesso demais. Até hoje a imagem de uma mulher ambiciosa é dificil de engolir, por se tratar de traços masculinos de agir. Achamos então que não “fica bem” e se torna masculina demais.
Os Truques:
Perceba e coíba o seu machismo
O viés inconciente é resultado dos atalhos tomados pelo nosso cérebro. Se reconhecermos que somos machistas, podemos controlar isto. Pergunte a si mesmo: Eu gostaria menos dela se ela fosse um homem?
Judô de gênero
Tente parecer afável, precisamos mostrar que somos simpáticas, empáticas e gentis para nos tornarmos grandes líderes. Os melhores líderes são conhecidos pelo seu humor e seu carisma.
Que mulheres poderosas sejam o normal
O problema não somos nós, mas sim o fato de liderança ser considerado algo ainda masculino! Torne a ambição um traço feminino, vá realizando as coisas sem pedir desculpas.

Armadilha 3:
“Boazinha demais para liderar”
Ser boazinha não deveria afetar negativamente a percepção da competência de uma pessoa. Quando uma mulher tem muito um, acreditamos que ela tem menos o outro, assim duvidando de suas habilidades.
Os Truques:
Doce como arsênico
Embale suas exigências em doçuras, torne-se mestre em pedir as coisas com um tom agradável. É possível ser legal e ainda assim ser levada a sério.
De olho no seu vocabulário
Quando usado palavras como legal, simpática, boazinha direcionadas a mulheres, as levam a serem vistas como menos qualificadas e incapazes de liderar equipes. Experimente a usar palavras independente, confiante e inteligente ao falar de uma mulher.

Armadilha 4
“Você não tem cara de engenheira”
Desde quando alguma profissão tem cara? Este julgamento de que a pessoa é alta demais, baixa demais, bonita demais, ou melhor Mulher demais para ser algo é ridículo.
O Truque:
Sambe na cabeça dos inimigos
Homens não botam em jogo suas comperências pela aparência, mas infelizmente mulheres são julgadas todo o tempo. Se alguém achar que você não tem cara de sua profissão, simplismente ignore-o.

Armadilha 5
“Como ela me azucrina”
Este esteriótipo vem desde quando as mulheres lutaram para conquistar o voto, elas são as que azucrinam, amolam e enchem o saco. Coloca em comparação quando um homem pede algo no escritório e quando uma mulher pede, no caso dele normalmente as pessoas acreditam que deve estar precisando muito, já no caso dela…
Os Truques:
Encontre uma coamoladora
Encontre uma amiga para te ajudar na cobrança e faça com que essas cobranças venham de várias direções, assim você não será a que enche o saco.
Cobrança multimídia
Mude o jeito da cobrança, se já mandou email, ligue, se já ligou, vá até a pessoa!
Todo dia uma amoladinha
Comunique os prazos, indique as consequências e faça com que seja cumprido.

Armadilha 6
“Que louca!”
A mulher louca, desequilibrada, histérica, emotiva é apenas um resultado machista para as mulheres que pararam de ligar, as que deram uma ordem no escritório, entre outras. Não existe prova de que as mulheres são mais emotivas, apenas de que a visão da sociedade sobre a emoção feminina é diferente da visão sobre a emoção masculina.
Os Truques:
Como é que é?
Se faça de sonsa, dizendo que não entendeu direito e pede explicação.
Diagnóstico: paixão pelo trabalho
Enquanto as mulheres são dadas como loucas ao expressar emoções no trabalho, os homens são dados como apaixonados pelo que fazem. Tente explicar o motivo da emoção dizendo: Estou com raiva porque…

Armadilha 7
“Você está muito alterada”
Infelizmente esse esteriótipo é real e em mulheres negras é ainda pior, elas chegam a ser expulsas dos locais porque julgam que falam alto demais. As mulheres negras cuidam seu tom de voz para não parecerem tão bravas falando.
Os Truques:
Deixe registrado
Publique quando algo assim acontecer com você! Registre da melhor forma que poder este tipos de comentários e atitudes.
Tenha uma boa resposta na ponta da lingua
Justifique sua emoção com bons argumentos, alterando a palavra brava pela razão de você estar desta forma.
Não se zangue: se vingue
Quanto mais diverso for o seu escritório, melhor ele vai ser. Tente trazer mulheres como você para perto, assim terá um união de forças femininas.

Infelizmente somos julgadas todo o tempo com ideias formuladas a muitos anos sobre as mulheres, mas o importante é não parar de lutar contra estes esteriótipos e mostrar que não estamos nessa caixinha que nos colocaram. Somos muito mais do que loucas, somos mulheres fortes e queremos ser ouvidas!

Referências:
Clube da Luta Feminista: Um manual de sobrevivência (para um ambiente de trabalho machista) / Jessica Bennett; ilustração Saskia Wariner, Hilary Fitzgerald Campbell; tradução de Simone Campos. — 1ª edição. — Rio de Janeiro: Fabrica231, 2018. : il.

--

--

Luisa Gielow

Ajudo líderes na melhoria de processos, +8 anos atuando na área de tecnologia, PM com foco em experiência de usuário 🖌 Seja um criativo também!