Raí, o influenciador

Luisa Medeiros
Feb 25, 2017 · 2 min read

Voltando de uma reunião, estava imersa no meu “Fastástico mundo de Bob” lendo e ouvindo música. Quatro crianças, entre seis e oito anos, descalças e vestindo apenas bermudas, entram no BRT. Estavam sozinhas, brincando entre si e compartilhando um pacote de Passa-tempo e outro de Halls.
Havia um lugar vazio ao meu lado e dois logo na frente, estes juntos. Um deles, o menor, decidiu sentar ao meu lado, ao invés de com o companheiro, descobri que é seu primo.
- Oh Emerson, vou sentar do lado da moça pra ver a janela. Tá?
O outro concordou e logo ele, o Raí, me pediu licença e se sentou. Olhar atento na janela falando o nome dos pontos que iamos percorrendo. Pés inquietos se agitavam, pendurados no ar, o banco não dava altura. Olhos no meu livro. Olhos no meu rosto. Olhei de volta e sorri. Olhos no chão, tímido. Logo as moedas que ele cuidadosamente carregava caem no chão, perto dos meus pés. Ajudo a juntar e me agradece. Mais duas olhadas entre a janela e o livro.

- Oh tia. O que você tá lendo?
Eu lia “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, livro sobre liderança e gestão com pessoas. Como explicar isso? Ai, Raí, que saia justa! Bem, vamos usar a didática. Logo ele me pediu:

- você se irritava de ler pra mim?

Li e depois estávamos conversando sobre o que significava a palavra influenciar, porque amigos ele já sabia como fazer, palavras dele:

- Mas fazer amigo é fácil, tia. Só ficar junto e não brigar.

Também me apresentei oficialmente.

- Esse é o nome da minha prima, tia! Bonito!
Disse ele entusiasmado. Foi assim que descobri o nome dele, que mora na Penha e que vende bala no BRT com os primos.

-Ah, já sei, Luisa! Influenciar é quando eu pego as moedinhas e eu falo pro Emerson pra gente comprar Passa tempo e ele aceita. A gente compra junto, né? É dele e meu.”

- É Raí, é isso mesmo. Você sabe melhor do que eu.

- Eu vou ler um montão de livro, Luisa. Mas a tia ta esperando eu voltar pra ensinar (a ler). Eu não to indo desde muito tempo. Meu pai morreu, dai eu vendo bala. Vou descer na Alvorada, tia. Vai com Deus.

- Xau, Raí. Obrigada por ler comigo.

    Luisa Medeiros

    Written by