Crítica | Estrelas Além do Tempo

HardLuckStory
Feb 23, 2017 · 3 min read

Estrelas Além do Tempo‘ é um filme simples, leve e que se sustenta com a temática clichê de superação em uma época histórica emblemática (no caso, a Corrida Espacial). Mesmo assim, apresenta um resultado tão bem amarrado que torna qualquer elogio incontestável. Parte dessa simpatia vem pelo elenco, cuja química impressiona — e engana-se quem pensa que Octavia Spencer precisa carregar o filme sozinha; as três protagonistas têm bastante peso, inclusive, com mais destaque para Taraji P. Henson.

A produção dirigida por Theodore Melfi (‘Um Santo Vizinho‘) conta a história real de um grupo de mulheres negras que trabalhavam na Nasa no auge da Guerra Fria. Na época, a Rússia estava ligeiramente à frente na Corrida Espacial, o que deixava os Estados Unidos desesperados por avanços. Dorothy Vaughan (Octavia Spencer), Katherine G. Johnson (Taraji P. Henson) e Mary Jackson (Janelle Monáe) faziam os cálculos para que fosse possível colocar o ser humano no espaço de forma segura, cada uma na sua especialidade e em suas respectivas equipes. Isso em uma época na qual mulheres eram raridade em funções técnicas não apenas em grandes empresas como a Nasa, mas também em qualquer posição no mercado de trabalho.

Kevin Spacey e Jim Parsons dão o tom necessário para que todos entendam a dificuldade que seria a adaptação de uma mulher — nesse caso, Katherine — durante esse período ainda tão retrógrado. Ficava estampado na cara dos homens do escritório como o machismo reinava nos ambientes de trabalho naquela época, de tal forma que não havia vergonha em duvidar da capacidade da nova integrante da equipe, mas, sim, de ela ser a responsável por revisar seus cálculos.

Mulher, negra e responsável por corrigir cálculos na Nasa antes dos computadores existirem. Sim, Katherine G. Johnson fazia isso.

Além disso, a questão central do filme vai além dos ideais feministas pelo reconhecimento profissional na Nasa, associando-os à luta contra o racismo. O preconceito contra negros nos Estados Unidos nos anos 50 era imenso, a ponto existirem banheiros específicos para pessoas negras nos prédios públicos. Qualquer representação cinematográfica não chegará perto de retratar a humilhação que negros passavam naquela época, mas ‘Estrelas Além do Tempo‘ tentou fazer isso de forma muito honesta. Sem exageros, sem discursos prontos e senso comum, os diálogos e a ambientação da produção transparecem a tensão que era simplesmente existir caso você fosse negro.

O simples reconhecimento de um grupo de negras por parte de um herói nacional gerava estranheza na época.

Os clichês dos filmes de superação estão todos aqui, principalmente por se tratar da história real que resultou em um acontecimento histórico para os EUA. A construção da imagem heroica do astronauta John Glenn tinha que ser contada, mas a jornada do herói foi construída em cima das três mulheres. Já vale a pena assistir só por ser um filme sobre a história norte-americana e não ter homens brancos sendo glorificados como divindades (vide ‘Sniper Americano‘ e quase todos os filmes de guerra feitos em Hollywood, por exemplo).

Dorothy se tornou a primeira supervisora mulher e negra na história da Nasa, Katherine foi fundamental no lançamento de John Glenn ao espaço e Mary enfrentou leis de segregação para ingressar em uma universidade e pleitear o cargo de engenheira. Estas mulheres fizeram história e ganharam uma homenagem mais do que merecida com esse filme.

P.S.: a trilha sonora de Pharrell Williams é uma atração à parte. Vale muito a pena conferir!


Jornalista, apaixonado por futebol, nerd e leonino. Apesar de acompanhar tudo o que acontece no mundo dos esportes, escolheu o universo das nerdices pra dedicar seu tempo produtivo e criativo. Gosta muito de Superman; entre Vingadores e X-Men fica com os mutantes; adora coisas nostálgicas como Digimon, Power Rangers e Dragon Ball; e seu filme favorito agora é Mad Max: Estrada da Fúria!


Originally published at Uber7 on February 23, 2017.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade