10 Curiosidades sobre o Mato Grosso

Todos temos amigos que, de uma forma ou de outra, são intimados a se distanciarem geograficamente. Isso acontece, em grande parte, no início da vida profissional, quando os processos de Trainee se encarregam de espalhar nossas amizades por todo o Brasil.
O caso do meu amigo Diogo não foi diferente. Após terminar seu curso de Engenharia Civil na UFMG, foi aprovado no processo seletivo da MRV e, por esse motivo, mudou-se para Cuiabá-MT. E é aí que essa história começa.

Apesar de terem se passado 2 anos desde a mudança do Diogo, eu ainda não tinha ido a Cuiabá. Para ser ainda mais sincero, nem tinha me atentado para as inúmeras atrações turísticas do Mato Grosso.
Assim, do nada, eu e minha namorada Rafaela juntamos as malas e viajamos já no feriado seguinte.
Um ponto curioso é que fomos constatar os pontos turísticos que nos aguardava só após já ter comprado as passagens. Utilizando a excelente plataforma do TripAdvisor, descobrimos que uma série de pontos turísticos se localizam bem próximo de Cuiabá, como: Pantanal, Chapada dos Guimarães, Cachoeira Véu da Noiva, Parques. Nem acreditamos que ainda não tínhamos associado esses lugares ao Mato Grosso antes de decidir viajar. Nos sentimos como se nunca tivéssemos ouvido falar em geografia.
Logo ao chegar ao aeroporto de Cuiabá constatamos que estávamos em um lugar diferente. Tínhamos saído do moderno Confins em BH, passado por Brasília, e aterrisado em um aeroporto cujo porte surpreendeu. De cara percebemos que, apesar de ser uma capital, Cuiabá possuía uma cara de interior. Não que isso fosse ruim, muito pelo contrário.
Após sermos recebidos pelo meu amigo Diogo, nos preparamos para visitar o Pantanal já no dia seguinte. Logo pela manhã, pegamos uma van pela Estrada Transpantaneira e fizemos uma excursão pela planície alagada.

Durante todo o dia, avistamos inúmeros Tuiuiú, espécie de pássaro típico da região. Também era possível avistar jacarés na beira da estrada, nas regiões alagadas. Não obstante, ao final do dia fizemos o clássico passeio de barco no meio de jacarés. Certamente foi uma experiência única.
No mesmo dia à noite, já novamente em Cuiabá, outro grande amigo nosso em comum chegou de Goiânia. Seu nome é Rafão, e também é um engenheiro que formou em BH e mudou de cidade. Diretamente da rodoviária, nós 4 fomos a um restaurante que servia especialidades da região.
No dia seguinte, decidimos conhecer um pouco melhor a cidade. Foi quando tivemos contato com a culinária local e suas peculiaridades. Também, fomos em cerca de 10 barzinhos apenas nesse dia, o que espero ter sido o suficiente pra conhecer um pouco da vida noturna na cidade.
Já no terceiro dia decidimos ir à Chapada dos Guimarães. Aproveitamos que um dos amigos do Diogo possui casa de passeio lá, e metemos o pé na estrada. Logo ao chegar, ficamos impressionados com a beleza e imponência da natureza. Fizemos vários passeios, como: Cachoeiras, Mirante, Visita à Feira de Artesanato Local, etc.
Para finalizar, no último dia dos 4 totais de viagem, fizemos um churrasco pra fechar com chave de ouro.
Dito isso, como em toda viagem bem aproveitada, várias experiências são vividas, de onde saem vários aprendizados. Assim, após contextualizar a viagem e principais atividades, listo abaixo as 10 curiosidades prometidas e que mais me chamaram a atenção:
- Cuiabá é tão quente que a temperatura com frequência ultrapassa os 40 °C.
- Não se assuste se encontrar banana na farofa, e confundir com bacon.
- É bem comum encontrar nos restaurantes um prato onde o cupim é servido em uma telha.
- Em Cuiabá há um viaduto chamado Hot Wheels, que liga nada a lugar nenhum.
- A Chapada dos Guimarães possui um Santuário de Elefantes.
- No Pantanal realmente existem jacarés na beira da estrada.
- Não é difícil ver várias onças por dia no Pantanal, dependendo do passeio que se faz.
- Há estradas que são absolutamente retas por kilômetros a fio.
- Lambadão Cuiabano é um ritmo muito escutado, juntamente com o esperado sertanejo.
- É bem comum encontrarmos Rodízios de Peixe nos restaurantes.
- Curiosidade Extra: Cuiabá é a cidade do mundo que possui mais cuiabanos por metro quadrado (desculpe, mas não resisti).
E você, caro leitor? Já visitou o Mato Grosso e conhece alguma outra curiosidade? Em caso afirmativo, deixe nos comentários sua contribuição ;)
Por fim, espero que, por meio deste texto, você leitor tenha descoberto algumas coisas interessantes de uma parte muito bonita do Brasil. Por meio da minha narrativa dos principais passeios, ficarei satisfeito se ao menos um único leitor seja motivado e viaje para conhecer esse estado que tanto me surpreendeu. Se ainda não se convenceu, segue algumas fotos que tiramos nessa viagem.



