Zootopia: A Disney finalmente entrou na discussão social do século XXI

Definir o valor de uma empresa é algo difícil. Não estou falando em aspectos econômicos, mas sim no âmbito filosófico. O valor de uma empresa é a experiência que ela quer nos passar com seu produto.
E aqui estamos para falar da Disney. É impressionante como em todos os mínimos detalhes de suas produções está estampado o seu valor.
Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade.
Essa frase de Walt Disney resume perfeitamente sua criação. Tudo que a Disney já produziu de bom, inclusive em seus parques, tem a ver com sonhos e e realizações.

E felizmente não é diferente em sua mais nova estreia. Zootopia é um filme que retrata a busca pela realização de um sonho dentro de uma sociedade moderna, mas que persiste em cultuar antigos preconceitos.
Toda a história do filme é uma grande analogia à nossa realidade, mostrando o quão diversas são as espécies, como os instintos dos caçadores foram suprimidos e o quão bem atualmente as espécies convivem entre si, pelo fato de terem se tornado civilizadas.
Porém, é preciso apenas uma fagulha para que as diferenças sociais se reacendam, e o ódio divida Zootopia. Semelhanças com os dias de hoje?
Somos guiados por toda a história por protagonistas que compõem minorias — suas diferenças históricas e pessoais poderiam separá-los, mas eles se juntam e, diante das diversidades, unem forças para salvar o dia.
Aliás, que construção bem-feita de personagens. É como se tivessem vivido no mesmo mundo em que vivemos, tendo as mesmas referências que nós temos.
Sobre o aspecto técnico da obra, ela é eficiente e conta com uma estrutura de aventura que há tempos não via nos cinemas — quando aparecia, era bem genérica e sem propósito.
O que era uma comédia evolui para uma trama de suspense, com uma fotografia bem contrastante ao primeiro ato. Além disso, são deliciosas as referências ao mundo pop, muito bem trabalhadas e que se encaixam como ferramentas fantásticas de roteiro.
A animação é linda. Além da riqueza de detalhes, que ajuda na construção de uma metrópole animal torna ainda mais imersiva a experiência cinematográfica.
É importantíssimo que a Disney traga para suas produções um conteúdo que gere debates tão importantes, numa atualidade tão sombria.