Case sobre spoiler: MasterChef Brasil

MasterChef é um talento show de culinária brasileiro exibido pela Rede Bandeirantes, baseado no consagrado formato original de mesmo nome exibido pela BBC no Reino Unido. Seu conteúdo é distribuído em varias plataformas de comunicação, tais como a rede bande na televisão, e o twitter, facebook, youtube e instagram na internet.

Desde que o programa foi criado no Brasil,o incentivo de meios de comunicação foi bem aplicado,principalmente o twitter, assim o programa teve controle sobre o que as pessoas comentavam sobre o programa, o que achavam, e saberiam o que poderia ser mudado nos próximos capítulos. A cada etapa o publico tentava adivinhar quem sairia e quem ficava, muitas vezes a opinião do publico era levada em conta pelos jurados do programa, os participante eliminados são chamados de BOTINADOS no livro de Jenkins.

Como o programa passa no Brasil inteiro e no mesmo pais possuímos mais de três fusos horários, os comentários na internet acabam gerando os chamados Spoilers.

Outro tipo de Spoiler são as fotos que o próprio programa posta em seu Facebook e instagram, o qual mostra o tipo de culinário do episodio e quais participantes estarão nele.

Como esse spoiler vem da inteligencia coletiva, não possuem regras para postagens e discussões, quem posta é um publico AD HOC , aquele quem cria suas próprias regras.

Primeiro episódio: 2 de setembro de 2014

Apresentado Por: Ana Paula Padrão

Número De Episódios: 35

Número De Temporadas: 3

Criador: Franc Roddam

Jurados: Érick Jacquin, Paola Carosella, Henrique Fogaça

INSTAGRAM e TWITTER: @masterchefbr

A single golf clap? Or a long standing ovation?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.