Empatia e ética no ambiente das organizações
Empatia e ética, são habilidades fundamentais para o sucesso dos relacionamentos interpessoais.
“Pode-se definir empatia como a capacidade de entender o que sentiria se estivesse sentindo o que o outro de fato sente.”
Ao tentar se colocar no lugar do outro no trabalho, temos muito a ganhar expandindo nossa capacidade de compreensão dos problemas que nos rodeiam. A forma como as empresas fazem contratações mudou, os processos seletivos estão cada vez mais voltados para identificar profissionais que, além do conhecimento técnico, possuam habilidades para se relacionar de forma mais empática.
Quando a empatia é trabalhada no ambiente corporativo permite que toda a organização fique mais alinhada e que o trabalho seja feito com maior qualidade e fluidez.
“Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.”
O indivíduo profissionalmente ético é aquele que segue tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das organizações. Para alcançar a ética profissional é preciso exercitar diariamente a honestidade, o comprometimento, a confiabilidade, o respeito, entre outras habilidades que consequentemente farão o profissional ser reconhecido pelo seu trabalho e também pelo seu exemplo de conduta.
Profissionais com relacionamentos interpessoais positivos, contribuem para um bom clima e ambiente da empresa e resultam até mesmo em aumento da produtividade. Esse relacionamento saudável entre as pessoas é alcançado quando elas conhecem a si mesmas e são capazes de se colocar no lugar dos outros, quando expressam as suas opiniões de forma clara e direta, respeitando a opinião do outro, quando são cordiais e têm também um sentido de ética.