Configurando seu domínio no Azure Websites

Esse post foi migrado do blog antigo. A publicação original foi no dia 01/11/2013

É… Os últimos meses foram super corridos pois mudei para Florianópolis, mas nada justifica ficar sem atualizar o blog. Então vamos lá!

Criando o site

É claro que você já sabe tudo do Windows Azure Websites, né? Já sabe, inclusive, como fazer integração contínua com github ou com o TFS!

Partindo do princípio que você já leu esses dois artigos, crie um novo Azure Website pra gente começar!

Saindo do plano grátis

Antes de começar a configurar o seu domínio, é importante lembrar que isso gera custo.

Custo do Azure Websites

Para que a você possa usar o seu domínio, você tem que migrar para o plano ‘compartilhado’ ou ‘padrão’. Nesse exemplo, vou utilizar o modo ‘compartilhado’, mas a configuração é a mesma para o modo ‘padrão’.

Migrando para compartilhado

Para migrar de plano, clique na aba ‘Escala’, selecione o plano ‘compartilhado’ e clique em ‘Salvar’. Em seguida, você será notificado que está passando para um modo que pode gerar cobrança e o site irá pedir sua confirmação. Confirme e vamos seguir em frente.

Agora, você pode gerenciar domínios. Essa opção fica na aba ‘Configurar’ e também existe um atalho para esta ação na aba ‘Painel’.

Abrindo essa tela, você verá duas informações importantes para prosseguir na configuração: o IP do seu servidor e uma informação dizendo para você registrar um CNAME para que o Windows Azure possa verificar que você é realmente o dono do domínio.

Informações de configuração

Configurando o domínio

Configurar o domínio é uma ação que varia muito de acordo com o lugar em que você tem seu domínio registrado, mas uma coisa é fato: se você não usa o dnsimple ainda, você tá perdendo!

O dnsimple é um gerenciador de domínios muito simples, prático, rápido e barato. Eu sei, parece exagero, né? Mas o serviço torna simples uma tarefa que poderia ser bem mais complexa. Você pode, por exemplo, adicionar todos os serviços do Google (Calendar, Mail, Google Drive e outros) com apenas um clique! Então, se você não conhece, corre lá e usa esse link pra eu ganhar alguns DNS’s de graça!

Você precisa criar estes registros:

Registros de DNS

Depois de alguns minutos (o dnsimple é muito rápido), você pode visitar o gerenciador de domínios do Azure novamente, validar e adicionar as informações do seu domínio.

A configuração é super simples. Basta digitar seu domínio, esperar a sua configuração de DNS ser validada com o ícone verde e apertar salvar!

Pronto, seu domínio está configurado. Esse processo leva, normalmente, uns 10 minutos se for feito com o dnsimple. Dependendo do lugar onde você registrou seu domínio, a propagação dos registros de DNS pode levar até 24 horas.

Finalizando

É isso aí! Só para relembrar: fizemos isso tudo no modo ‘compartilhado’, mas o processo é o mesmo para o modo ‘padrão’.

Próximo passo: adicionar SSL para o domínio! Mas isso fica para o próximo post!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.