Migrando seus Websites para o Azure Brasil!

Esse post foi migrado do blog antigo. A publicação original foi no dia 23/04/2014

Sim! Ele chegou! O data center do Azure no Brasil CHEGOU (veja o anúncio oficial)!

O que isso quer dizer pra gente? Basicamente, menor latência entre o usuário final e seu app! Parece pouco mas é MUITA coisa. A diferença é absurda! Em alguns testes que eu fiz, a latência chega a ser 10 vezes menor!

Tá, mas você já tinha todos seus apps nos outros data centers do Azure. Como migrar?

Backup: Website + SQL Database

Atualmente, a funcionalidade de backup de Websites só funciona com Websites na configuração de escala ‘Padrão’.

Então, a primeira coisa a fazer com o seu Website é escalar. Mas sem problemas! Isso é super fácil :)

Agora, precisamos configurar a conta de armazenamento onde vamos salvar os arquivos do backup e qual banco de dados vamos fazer o backup. É possível configurar, também, um backup automático, mas não vamos precisar disso.

Depois de salvar as configurações, basta clicar em ‘Fazer backup agora’

Após alguns minutos (depende do tamanho do seu Website), já poderemos ver que o backup foi concluído e já está na nossa conta de armazenamento.

Para restaurar em um data center diferente do backup, é necessário criar o Website antes de fazer a restauração, como se fosse o Website de destino da restauração.

Depois de criar o ‘Website destino’, também é necessário configurá-lo para a escala ‘Padrão’. Após ter o escalonamento feito, basta ir na aba de backups, clicar em ‘restaurar agora’ e seguir estes passos:

Escolher o arquivo de backup da sua conta de armazenamento.

Depois, é só indicar para onde restaurar o seu Website e o banco de dados.

Pronto. Depois de alguns minutos, seu banco de dados vai ter sido restaurado, e seu Website já vai estar funcionando no novo data center.

Simples demais!

É importante lembrar de escalar seu Website novamente para o modo adequado, seja ele o grátis, compartilhado, básico ou deixar no modo Padrão.
Além disso, existem custos extras atrelados ao backup, como o backup de um Banco de dados, uso de armazenamento e tráfego de dados entre data centers.
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.