Como os desenvolvedores remotos estão ajudando as empresas crescerem

Luiz Eduardo Figueiredo
4 min readNov 12, 2018

--

O trabalho remoto vem trazendo uma série de benefícios para empresários de
vários segmentos que apostam nesse formato. Apesar de implicar em algumas
mudanças no processo, esta pode ser o "pulo do gato" para o crescimento da empresa.

Um bom exemplo disso é a Olist, plataforma de gestão e performance para vendas em marketplace, que cresceu 4 vezes ao ano graças a ajuda de desenvolvedores remotos, são mais de 45 desenvolvedores da empresa que atuam em diferentes partes do país. Isso não seria possível sem esse time digital e com uma infraestrutura moderna, segundo Tiago Dalvi, fundador da empresa.

Muitas empresas não se adaptam por achar que o trabalho remoto é bom somente para o desenvolvedor, mas isso não é verdade, há diversos benefícios para as empresas. Por isso separamos 3 motivos para você contratar um desenvolvedor remoto para a sua empresa:

Desenvolvedores qualificados estão espalhados pelo país. Um dos primeiros fatores a ser considerado é a qualidade dos profissionais. É muito ruim quando encontramos ótimos currículos mas são de pessoas de cidades muito distantes da empresa. A contratação de um profissional remoto nesse caso, pode ser uma ótima solução. Ela permite eliminar a barreira geográfica e ter profissionais qualificados trabalhando com você.
Sem contar que, trabalhando com desenvolvedores remotos, você terá contato
com diferentes culturas, experiências e formas de vida. Imagine como seria ter em sua equipe pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo.

1. Menores custos

Ter menos profissionais no local representa uma série de reduções de custos. Exige um menor espaço, consequentemente um menor aluguel, uma conta de luz mais barata, assim como de energia e limpeza.

2. A rotina de uma empresa diminui a produtividade

Por mais que muitos contratantes acreditem que quem trabalha remotamente não consegue se comprometer e procrastina, jogando no computador ou assistindo Netflix, o trabalho remoto costuma ser mais produtivo do que na empresa. Quando o profissional está dentro do escritório, à vista do chefe, cria-se uma falsa sensação de segurança, como se a presença física garantisse a qualidade do profissional. No trabalho remoto, o parâmetro de medição de um bom profissional são os seus resultados, e não dá para fingir bons resultados.

3. A rotina da empresa costuma ter muita interrupção

Vez ou outra um colega de trabalho chama o outro para falar do jogo de ontem, alguém derruba alguma coisa no chão, o telefone toca ou então o chefe vem perguntar sobre um projeto específico. Quando os desenvolvedores estão em casa ou em um espaço de co-working, é comum conseguirem ter mais concentração e um foco maior, a comunicação pode ser canalizada para canais mais eficientes.

4. É difícil convencer bons profissionais a sairem da sua cidade

Estar próximo da família e amigos estão entre os fatores mais comuns para muitos profissionais recusarem uma oferta de emprego numa localização distante. Quando são, no entanto, confrontados com a possibilidade de uma contratação remota, a história é outra, a qualidade de vida que o trabalho remoto proporciona é impagável. O simples fato de não haver um deslocamento diminui o nível de estresse do desenvolvedor, além de permitir ter mais tempo com a família e estar num ambiente de trabalho de sua
preferência. Bibliotecas, espaços de co-working, cafeterias, livrarias e o conforto do próprio lar sãos os mais escolhidos por esses profissionais, mas há aqueles que decidem viajar para o outro lado do mundo.

5. Liberdade = felicidade

Um fator muito subestimado é a felicidade dos colaboradores de uma empresa. Programadores são pilares na vida de qualquer empresa high-tech, e, eles têm consciência disso. O poder da transformação está com eles, e isso faz com que eles criem coragem para fugir do escritório e ir atrás da sua liberdade e as empresas que não se adaptarem à isso, estão correndo risco de serem extintas.

Conclusão

É claro que ter um time de desenvolvimento remoto não é algo tão simples e alguns desafios irão surgir para a empresa que desejar embarcar nesse método de trabalho, porém, problemas irão surgir em qualquer situação, por isso é preciso concentrar a atenção em resolvê-los. Toda mudança é dolorida, mas é inegável que o futuro está no caminho da liberdade. Com o avanço de tecnologias como a VR (Virtual Reality / Realidade Virtual), num futuro próximo, não fará uma diferença real de estar ou não presente fisicamente no local de trabalho, pois será possível fazer reuniões, compartilhar telas, sentar lado a lado do seu colega de trabalho, mesmo estando do outro lado do planeta.

As empresas que não se adaptarem a essa nova realidade sem fronteiras e não acompanharem a inovação vão perder os melhores profissionais, para uma empresa, em qualquer lugar do mundo.

PS: Quer fazer parte da revolução?

Se você está cansado de ser valorizado pelo seu tempo e quer ser valorizado pelos seus resultados, te convido a conhecer a Divisio.

Estamos Contratando

Estamos sempre contratando devs que querem ir além, se você se encaixa nesse perfil, deixo aqui meu convite para você conhecer o processo seletivo da Divisio, você pode ver as vagas disponíveis aqui.

--

--

Luiz Eduardo Figueiredo

CEO and Founder of Outstack, a breakthrough online learning platform that provides online courses to developers learn skills that goes beyond coding.