Tenha fé!

Luiz Gavioli
Aug 22, 2017 · 4 min read

Fica tranquilo que não é sobre religião, mas você deveria ter fé! Lembra daquele artigo onde eu falei sobre a Lei da Atração e que ela não é tão simples assim? Então, vamos continuar falando sobre ela, mas com outro foco. Agora vamos falar sobre o que você pode fazer.

E já vou começar com uma grande revelação: Você pode fazer tudo o que quiser! Sim, você pode. Talvez não deva, talvez não consiga, mas pode. Aqui você também deve lembrar das consequências advindas dos seus atos, como: ser preso, magoar alguém, perder alguns amigos, perder o emprego, falir, ficar rico, encontrar uma pessoa maravilhosa e casar com ela ou várias pessoas maravilhosas e casar com todas elas, etc. Hoje em dia tudo é possível e existem várias configurações de família, emprego, empresa, amizade, etc. E onde a fé se encaixa?

A fé se encaixa na parte onde você “não consegue” fazer aquilo. Eu sei que escutamos essa expressão de muitas pessoas durante toda a nossa vida, mas sabe quando a gente deve começar a se preocupar com ela? Quando começamos a falar para nós mesmos que “não conseguimos”! É muito triste nem tentar e já se derrotar desse jeito…

Pequenos passos

Faz muito tempo que assisto a vídeos de pessoas que fazem móveis, objetos de decoração e muitas outras coisas legais. E já faz muito tempo que eu também quero fazer algumas dessas coisas. O objetivo maior é construir uma casa de madeira com todos os móveis. Sofás, camas, armários, cadeiras e mesas todos feitos por mim mesmo. Ainda estou longe de ser um mestre da carpintaria e marcenaria, mas estou começando aos poucos.

Minha esposa fez aniversário e fizemos um piquenique num parque da cidade. Eu sempre achei esse negócio de estender uma toalha e comer as coisas do chão bem complicado quando se tem muita gente. O acesso fica complicado com todo mundo tendo que abaixar. Então eu resolvi fazer uma mesa para levarmos no piquenique. Foi uma mesa muito simples, comprei duas tábuas de pinus e já pedi para a madeireira me entregar as tábuas cortadas no tamanho certo. Juntei 3 tábuas de 30cm de largura por 150cm de comprimento com dois sarrafos que já tinha em casa. Usei parafusos e uma parafusadeira para montar tudo lá no parque mesmo. Coloquei esse tampo improvisado em cima de dois cavaletes e sucesso. A mesa ficou ótima e coube tudo que levamos para o piquenique. Ninguém precisou ficar se abaixando e todo mundo conseguiu chegar perto da mesa e comer alguma coisa.

Esse foi um pequeno passo. Não precisei de nenhuma técnica mais complicada do que colocar parafusos na madeira. Mas sigo dividindo um objetivo gigantesco em pequenos passos e vou seguindo.

Arranje um problema

Mas a mesa não foi o primeiro objeto que fiz. Eu tive que fazer um galinheiro antes. Na minha casa começaram a aparecer alguns escorpiões. Como tenho 3 filhos, ainda crianças, eu não posso deixar esses bichinhos correndo pela casa. Moro do lado de um terreno da prefeitura e é de lá que os escorpiões vem. Mandamos dedetizar a casa duas vezes e não resolveu, eles continuaram aparecendo no quintal. Como eu tenho um quintal, resolvemos ter galinhas. Galinhas adoram escorpiões e outros animais indesejáveis.

Então eu conversei com a minha tia que já tem galinhas no quintal dela e ela me arranjou uma galinha com seis pintinhos. Problema: eu tenho um gato e ele quis caçar os pintinhos. Nós deixamos a galinha e os pintinhos presos dentro de um banheiro enquanto construíamos algo mais seguro para eles ficarem. Fiz um esboço de como queríamos o galinheiro, comprei as madeiras, os parafusos e uma casinha de cachorro grande. Fiz uma armação com caibros de madeira, cobri tudo com tela, fiz um portão, coloquei a casinha dentro do galinheiro em cima de baldes de cloro e coloquei uma lona em cima da casinha de madeira para não chover dentro da casinha. Também já peguei os caibros cortados no tamanho certo. Só precisei fazer os furos e colocar os parafusos. Parece que foi fácil, mas não foi.

Os parafusos eram muito grandes e minha parafusadeira não conseguiu colocar os parafusos. Tive que apertar tudo na mão. Fixei a tela na armação com uma grampeador que deixou minhas mãos doendo por uma semana. Essa construção levou umas 8 horas de trabalho intenso para ficar pronta. Devo dizer que foi um projeto meio desesperado e nem tive tempo de pensar que não iria conseguir fazer. Já tínhamos as galináceas e o gato iria acabar matando alguns pintinhos. Eles também não podiam ficar indefinidamente dentro do banheiro. Tinha que ser feito e isso acabou me mostrando que eu consigo.

Não pare!

Agora já estou pensando no próximo projeto que vou construir. Preciso organizar melhor meu escritório em casa e acho que vou precisar de espaço para colocar mais um computador, pelo menos. Fora a impressora, aparelho de som, livros, documentos, etc. Então vou fazer uma mesa com 2,4m de comprimento e 75cm de largura. Isso vai ficar preso na parede com uma mão francesa. Também vou precisar fazer gavetas e prateleiras para guardar toda aquela papelada que está em caixas. Toda vez que preciso de algum documento eu tenho que ficar procurando! Já é um projeto bem maior do que o galinheiro e a mesa com cavaletes, mas agora eu já sei que consigo e não vou parar agora.

Faça, você consegue!

Você tem uma lista de coisas que sempre sonhou em fazer mas nunca fez nenhuma delas? Não? Mas deveria. Faça essa lista e depois tente dividir cada item em itens ainda menores. Vá dividindo as tarefas até encontrar uma que não seja tão ameaçadora. Se comprometa, trace um plano e acredite! Você consegue!!!

)

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade