Nasce o novo podcast para programadores

Image for post
Image for post

Gosto muito de conversar sobre qualquer assunto. Um assunto em especial é sobre trabalho. Não sou daquelas pessoas que interrompe uma conversa dizendo: Se for pra falar de trabalho eu vou embora. Acho muito prazeiroso falar sobre desenvolvimento de software. A evolução natural é a amplificação dessas conversas através de um podcast.


O futuro presente da programação

Que linguagens de programação vamos usar daqui a 15 anos? Como será o futuro da programação? Nesta palestra faço uma reflexão sobre a evolução da programação avaliando as tendências atuais. Minha ideia é que o futuro já está presente hoje. Das 25 linguagens mais populares hoje em dia, apenas 1 não existia em 2001. A maior chance é que as linguagens do futuro já existam hoje. Sendo assim, quais são essas linguagens? Que características elas tem em comum? Em quais devemos investir?


Microsoft muda a estratégia do .NET

Image for post
Image for post

A Microsoft anunciou hoje que está portando o .NET para Linux e Mac e vai libera-lo de forma open source. Este movimento de mudança estratégica não é novidade, basta lembrar que a MS também liberou de forma free o Office para IOS e Android na semana passada. Além disso, eu mesmo também já havia testemunhado pessoalmente essa mudança quanto estive na Build 2013 (vejam em especial o slide 40). Uma coisa coisa interessante é que essas mudanças estão sendo atribuídas a Satya Nadella, mas não vejo desta forma.

Mudanças desse calibre são cozinhadas durante anos antes de aparecer para o grande público. Sinais dessas mudanças já assistimos ainda durante o final da gestão de Steve Ballmer, o problema é que Ballmer era um representante legítimo da velha empresa de software, do velhos modelos de negócio, não dava para liderar a Microsoft neste nova fase. Sorte da MS, porque Satya Nadella vem fazendo um excelente trabalho liderando uma corporação gigantesca neste movimento de mudança. …


O livro da Gang of Four está oficialmente obsoleto

Image for post
Image for post

O livro Design Patterns foi publicado em 1994 e influencia fortemente a forma com que escrevemos software. Essa grande influência é resultado direto da qualidade do livro, mas também pelo contexto da popularização das linguagens orientadas a objeto e imperativas. Em 2010, eu fiz uma apresentação que demonstrava a tendência das principais linguagens evoluirem para incorporar conceitos de programação funcional. Hoje em dia isso já não é uma mera tendência, é uma realidade. As linguagens de programação mais populares já são orientadas a objetos, imperativas e funcionais. Agora que isso já faz parte da nossa realidade, vamos descobrir rapidamente que boa parte dos padrões de projeto adotados popularmente, podem ser refeitos com melhor qualidade e simplicidade. Temos que reescrever nossos catálogos de padrões. …


A indústria de games é muito frágil

Essa semana a King anunciou os resultados financeiros para o segundo trimestre de 2014. Os resultados mostram queda de 5% em relação ao trimestre anterior, confirmando a decadência de seu principal produto, o Candy Crush. O mercado reagiu de imediato e as ações caíram 20%. Esse reação do mercado me fez refletir um pouco sobre o mercado de games.

Image for post
Image for post

A King existe desde 2003, mas só conseguiu ganhar destaque, notoriedade e grande faturamento quando lançou o Candy Crush. Este comportamento não é incomum, na verdade quase todas as grandes empresas funcionam desta forma. A busca pelo grande HIT.


NodeJS não é novidade

Image for post
Image for post

Como já falei aqui, comecei a minha vida profissional trabalhando com C e Assembly, o que me deu uma base de conhecimento muito boa sobre como o computador funciona. Recentemente participei de uma discussão sobre a elaboração de um treinamento sobre programação concorrente. Uma das minha sugestões foi que fizesse parte do escopo do treinamento a criação de um escalonador de tarefas não preemptivo escrito em C para MS-DOS. Pode até parecer loucura e perda de tempo o investimento nessas tecnologias obsoletas, mas me deixe defender essa posição.

Eu acho que a maioria dos novos engenheiros hoje em dia tem dificuldade de dominar certos conceitos porque nunca desenvolveram programas de baixo nível, mais próximos da máquina. Trabalhar exclusivamente em um nível de abstração muito alto dificulta o entendimento do que acontece por baixo dos panos (já falei sobre isso aqui). Criar uma aplicação multitasking em um sistema operacional que não dá suporte multitasking, nos obriga a dominar uma série de conceitos mais próximos da máquina (como interrupções e chaveamento de contexo) para superar esse desafio. …


Entenda porque quem manda no mundo agora são os Nerds

Image for post
Image for post

Fiz uma apresentação para uma turma de Administração na FCAP. Minha ideia era mostrar como a tecnologia (e as pessoas que entendem de tecnologia) estão mudando o panorama das empresas e negócios. A mensagem final é que os líderes do futuro tem que entender de Ge.N.Te (Gente, Negócios e Tecnologia).


Entenda o ciclo de vida de software

Image for post
Image for post

Fiz essa apresentação para a turma de mestrado do Cin/UFPE no dia 05/05/2014. O tema é Ciclo de Vida de Software, e minha ideia foi montar um discurso a partir da colagem de partes de várias outras apresentações anteriores. Tem material de 15 apresentações diferentes. Acho que ficou legal.


Minicurso de software design

Image for post
Image for post

No final do ano passado, fiz uma experiência de gravar um mini-curso sobre GRASP (General Responsibility Assignment Software Patterns), que é uma técnica que ajuda a escrever código orientado a objetos com melhor qualidade. Como o pessoal que viu gostou, resolvi disponibilizar aqui no blog.


Gravação da apresentação Merda Acontece

Muita gente já tinha reclamado que apenas pelos slides, não era possível entender todo o conteúdo das minhas apresentações. Sempre pensei em gravar para poder colocar aqui, mas ainda não tinha feito… Isso acaba hoje… Ufa… Demorou, mas finalmente pela primeira vez posto aqui o video de uma das minhas apresentações.

Image for post
Image for post

A apresentação é o “Merda Acontece”, e foi elaborada originalmente para o evento “Mobilização Sorocaba” e repetida (essa sim a versão gravada) no CESAR no dia 28/08/2013. Trazer esse material para o blog é o resultado do esforço heróico de Mabuse e Marcelo Cabral. Provavelmente amaldiçoada pelo título, nesse dia aconteceu de tudo… faltou energia, faltou bateria na câmera, o som ficou muito baixo, mas como sabemos, Merda Acontece! Marcelo Cabral conseguiu juntar todas as peças e montar esse quebra-cabeça direitinho. …

About

Luiz Borba

Fiz Ciência da Computação pela UFPE e trabalho como Eng. de Software desde 1991, atualmente no Nubank. Possuo experiência em diversas linguagens e plataformas.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store