Resolvendo o problema de usar o celular ao volante

Como utilizei UX Design para entender os motivos de se usar o celular ao volante e propus uma solução para esse problema.

Luiz Eduardo Faccioli
8 min readAug 12, 2020

O desafio

A proposta do cliente, um gerente do setor automotivo, foi a seguinte:

“Como aumentar a atenção do motorista no volante e reduzir o número de acidentes sem proibir o motorista de realizar as atividades mais comuns [no celular].”

O cenário atual

Segundo a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), a terceira maior causa de acidentes de trânsito com morte no Brasil se dá pelo uso do celular, são 150 mortes por dia somando 54 mil por ano. Em levantamento do Ministério da Saúde, 1 em cada 5 brasileiros admite usar o celular ao volante. As chances de um motorista se envolver em um acidente é 4 vezes maior quando usa um celular.

Adequar o uso da tecnologia aos nossos meios já foi percebido por algumas empresas de tecnologia e pelas montadoras. O Waze, por exemplo, fala para onde você deve ir, evitando assim a necessidade de olhar para o celular. Temos também o Android Auto do Google e o CarPlay da Apple que espelham seu celular no painel multimídia do carro, que dentre várias outras funcionalidades, é a solução das montadoras para manter você conectado sem olhar para a tela do celular.

No final do dia, temos nossa conectividade garantida com nossos celulares e automóveis, basta usar o painel do carro e todas as possibilidades estarão lá, desde o Spotify para curtir uma música até o assistente de voz para ordenar uma ligação em viva-voz. Tudo em prol de manter sua atenção voltada para a estrada.

Ou será que não?

O Verdadeiro Problema

Ao pesquisar o cenário atual me ficou claro alguns problemas e percebi que o buraco era mais profundo.

Clique aqui para ler meu raciocínio em detalhes.

É ilógico do cliente focar os esforços no painel multimídia e permitir certas ações ao celular. Uma abordagem diferente é necessária para impedir o uso do celular ao volante e garantir a segurança do motorista.

Objetivo do projeto

Desenvolver um aplicativo para mediar a utilização do celular ao volante, eliminando a necessidade de uso pelo período em que o motorista dirige.

Pesquisas e validação

Se você quiser ler a etapa de pesquisa em detalhes, com todas as hipóteses, perguntas, gráficos e resultados:

Clique aqui para ler a etapa de pesquisa.

Para validar minha persona e jornada, bem como embasar o resto do meu projeto, criei uma pesquisa quantitativa e uma qualitativa. Também fiz uma desk research para coletar dados adicionais. A seguir apresento um compilado dos resultados mais importantes.

Usuários

Nesse começo de projeto, meus usuários serão donos de carros Fiat Argo. Futuramente, disponível para todos os motoristas.

Perfil dos usuários

Com os dados das minhas pesquisas, compilei as principais características e criei a persona abaixo para ter sempre em mente quem é meu usuário.

Jornada do usuário

Com a persona criada, desenvolvi a Jornada do Usuário para entender suas ações em um cenário de utilização do celular ao volante e descobrir oportunidades para criar meu produto.

Benchmark

Depois das oportunidades percebidas, realizei uma etapa de benchmark para avaliar meus concorrentes e me ajudar na futura priorização de soluções.

Você encontra o benchmark completo clicando aqui.

Lá também proponho um cenário de parceria que poderia resultar em uma grande economia para a empresa e ganhos para os usuários.

Alternativas de problema

Chegou a hora de priorizar um problema para resolver. Transformei os problemas que encontrei em frases positivas pelo HMW e organizei todos em uma matriz de Esforço x Impacto, dessa maneira vou descobrir qual opção causará maior impacto às custas do menor esforço possível.

Fazer essa matriz foi um exercício de desapego muito importante, é difícil imaginar sua ideia incompleta e entregar ela sem todas as possibilidades. Também achei trabalhoso posicionar soluções como a 2, da qual não imagino o trabalho necessário para modificar uma central multimídia.

Como resultado desse exercício, nessa primeira etapa do projeto, meu foco foi orientado para diminuir as interações com o celular.

A solução

Pencil before pixels

Chegou a hora de reunir tudo e botar a mão na massa. Usando uma etapa da Sprint 2.0, comecei o trabalho passando por anotações, desenho livre, Crazy 8’s e rabiscoframe.

Nesse primeiro momento, o app será exclusivo para o Argo. O app irá bloquear e responder chamadas usando a função nativa de Não Perturbe do carro e apenas mensagens privadas de WhatsApp uma única vez.

Junto dessas funções, o aplicativo também será responsável por ocultar notificações e desativar sons, por exemplo. A ativação das funções de bloqueio será automática quando o carro andar, o multimídias irá disparar um aviso para o aplicativo. Para encerrar o bloqueio, basta qualquer interação com o discador ou aplicativo de mensagem e rede social.

Para motoristas que usam apps de mapas e música não haverá interferência do aplicativo sobre essas funções. Motoristas de aplicativo como Uber que dependem da interação com o app também não terão problemas.

Haverá também um recurso de gamificação baseado em quilômetros rodados usando o aplicativo, o usuário poderá trocar quilômetros por algum benefício na Fiat. Será necessário conectividade com o multimídias para essa feature.

Primeiro teste de usabilidade

Antes de sair desenhando as interfaces, criei no Marvel um protótipo a partir dos rabiscoframes e pedi para 5 pessoas testarem.

Pedi para meus testers que criassem uma nova mensagem padrão. Pedi também para gravarem a tela do celular e/ou descrever o que fizeram. Obtive os seguintes feedbacks:

  1. Duas pessoas tentarem entrar nas configurações ao invés de nova mensagem;
  2. Uma pessoa usou o highlight do Marvel para seguir os passos… invalidei o teste dela :(
  3. Todos demoraram para notar que, ao final do cadastro da mensagem, o contador de mensagens havia mudado;
  4. Uma pessoa, após terminar o cadastro, quis ver novamente a mensagem. Por impedimento do protótipo ela não pôde fazer isso, mas esse comentário me fez questionar o layout que montei para essa parte de mensagens.

Wireframes

Após alguns estudos e referências, alterei um pouco a interface do meu rabiscoframe para ajustar ao que percebi no teste de usabilidade.

Fluxo do Usuário

A principal função do aplicativo, bem como sua administração rápida, estará sempre disponível na home.

Guia de Estilos

Uma pequena amostra do Style Guide que fiz. Veja o guia completo para mais detalhes.

Para ver o Style Guide completo, com cores, tipografia, botões, ícones, formulários, listas, cards, menus, progresso e diálogo:

Veja o Style Guide completo clicando aqui.

Alta fidelidade

Segundo teste de usabilidade

Caso queira navegar pelo protótipo, basta clicar no link abaixo:

Para o segundo teste, chamei as mesmas pessoas que participaram do primeiro teste e outras três que nem sabiam o que eu estava fazendo.

Expliquei o contexto e a função do aplicativo para os novos e pedi para que todos criassem uma mensagem personalizada e ativassem ela.

Resultados

  1. Para todos, chegar na tela de criação de mensagens foi mais rápido do que selecionar a aba “personalizada”. Quatro participantes insistiram na aba de mensagem padrão até perceber que não era a correta.
  2. Dois usuários tiveram dúvidas quanto ao card “nova mensagem” na home. Um deles disse que o motivo foi a cor do card, pois antes tentou clicar no card de conectividade do carro, ele disse “não sei, ele me pareceu mais clicável que o nova mensagem”.
  3. Um usuário teve dificuldades quando leu o texto “ativar mensagem” e depois viu o botão “criar mensagem”
  4. Dois participantes não ativaram a mensagem antes de criá-la. Depois que o teste acabou, perguntei para eles se haviam notado a opção de ativar a mensagem, um respondeu “verdade tinha que ativar a mensagem, não prestei atenção” e o outro “nossa nem vi”.

Conclusões

  1. Creio que a demora aqui pode ser pelo fato do menu ser branco e mesclar com o fundo, não dando tanto contraste na separação.
  2. Aqui acredito que a posição do card (ou por ser um card) como ação de criar uma mensagem possa ser o problema. Sobre a cor, imagino que seja o fato do vermelho ser mais escuro. Também vejo que um possível problema seja a sombra, ela não aparece direito no card de nova mensagem por causa do vermelho, mesmo tendo as mesmas características e valores do card ao lado.
  3. Aqui seria preciso revisar o texto, acredito que “ativar mensagem” seja o problema;
  4. Talvez retirar essa função de ativação manual e no lugar colocar um aviso resolva. A ativação pode ser automática para mensagens personalizadas, para as mensagens padrão, um aviso de troca seria exibido.

UX Writing

Aproveitando o item 3 da minha conclusão, clique aqui para ler um pouco mais sobre minhas decisões com os textos.

Lista de entregas e KPIs

Para ler as entregas em detalhes e o Framework HEART que vai acompanhar o projeto nessa etapa:

Leia aqui as entregas e KPIs em detalhes.

Após o lançamento do MVP, pensei nas melhorias que seriam implementadas nas futuras atualizações:

Aprendizados e conclusão

Nem sempre inovar significa criar algo novo, melhorar um produto/serviço já existente também é válido e acredito que meus resultado se encaixam bem nessa perspectiva.

Longe de estar perfeito, fiquei feliz com minhas criações. Vejo vários pontos onde com mais tempo, incentivos e uma equipe, eu conseguiria melhores resultados e informações.

Agradeço imensamente ao UX Unicórnio pelos ensinamentos e a oportunidade de colocar em prática todos os aprendizados.

Fale comigo :)

Agradeço por ler meu case! Se quiser falar comigo, só me chamar nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn.

--

--