Um pedaço da Paraíba chamado Massaranduba
Em meio a uma extensão de quase 206 mil quilômetros em seu território, o município de Massaranduba preenche um pedaço do Estado da Paraíba, com uma população de 12.994 habitantes, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas que se expande em meio a uma gama de pessoas, massarandubenses ou não, vivendo no município ou não, identificadas com os aspectos socioambientais deste lugar.
Estando rodeada pelas cidades de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Lagoa Seca, Matinhas, Campina Grande, Serra Redonda, Ingá e Riachão do Bacamarte, Massaranduba [ver no Google Maps] tem uma história muito rica. A cidade, que completou 50 anos de emancipação política em 2015, foi e vem sendo palco de diversos acontecimentos.

História
Nos idos de 1918, existia um local onde hoje se encontra edificada a cidade de Massaranduba, uma grande árvore do mesmo nome [Ver: Árvore Maçaranduba], em cuja sombra foi construída uma barraquinha para a venda de bebidas e lanches aos viajantes que por ali passavam. Era de propriedade de Antônio Gomes. O segundo a se estabelecer foi José Benício de Araújo, que construiu uma casa e um mercado, vindo depois Manoel Firmino, João Soares da Luz e José Caetano de Araújo.
Emancipação política

Com o desenvolvimento do povoado de Massaranduba, surgiu em 1956 a ideia de emancipá-la politicamente. Isso se deu através da lei estadual nº 3308 de 7 de maio de 1965, que desmembrou o então distrito de Massaranduba de Campina Grande, elevando-o a categoria de município, tendo também o distrito de Santa Terezinha.
Etimologia
Maçaranduba, variação de maçarandiba, é um termo de origem tupi (mosarandiýua).
Clima
Massaranduba apresenta um clima tropical com chuvas irregulares durante todo o ano. Segundo o Ministério da Integração Nacional e temperatura, média de 28°C no município. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
Sua precipitação pluviométrica anual é de 1.200 mm. O período de chuvas tem início no mês de março prolongando-se até o final de agosto. Os meses mais quentes são: dezembro, janeiro e fevereiro, e os mais frios são de maio a setembro.
Saneamento básico
Em novembro de 1985 foi inaugurado o açude de Massaranduba, com capacidade de acumulação em torno de 1000000 (um milhão) de m³, com extensão de barragem em 1,44 m, de altura máxima de 25,60m, largura do sangradouro de 20.000m, revanche de 2.0m, obra concretizada pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, no Governo Estadual de Wilson Leite Braga, e no Governo Municipal do prefeito Manoel Rogério Silva, através do Projeto Canaã.
Atualmente a cidade é saneada pela CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba), sendo acrescentados ao sistema de distribuição de cisternas caseiras e pipas d’água pela zona rural e urbana.
Educação
Mesmo antes de sua emancipação política, Massaranduba tinha o setor educacional com o Grupo Escolar Suzete Dias Correia, fundado pelo Prefeito Plínio Lemos. Em 1972, foi fundado o Ginásio Comercial pelo então prefeito da época João Machado da Nóbrega. Também funcionava um núcleo rural com escola Doméstica, dando assistência às mulheres da Zona Urbana e Rural, e a Cooperativa Agrícola.
Em 12 de março de 1980 surgiu a Escola Estadual de 1º Grau Maria Zeca de Souza, criada pela Administração Estadual do então governador do Estado, Tarcisio de Miranda Burity, funcionando com alunos de 5ª a 8ª série. Sendo bem recebida pelo Governo Municipal, Câmara de Vereadores e toda população local.
Saúde
Em 1975 foi construído o Hospital de Massaranduba, e o mesmo entrou em funcionamento no dia 17 de junho de 1976.
Em 13 de dezembro de 1979 foi inaugurado o Posto Médico desta cidade, funcionando como ambulatório e setor de odontologia.
Hoje o município conta com postos de saúdes espalhados por todas as comunidades e, com o NASF(Núcleo de apoio à saúde da Família), com o CEO(Centro Especializado de Odontologia). Conta também com diversos agentes de saúde — que auxiliam as famílias de baixa renda -, agentes de vigilância Sanitária e agentes de combates a endemias.
Política
Estes são os governantes que foram eleitos em Massaranduba, desde o ano de emancipação política do município, 1965:
José Machado da Nóbrega (1965–1966)
José Augusto Ribeiro (1967–1970)
João Machado da Nóbrega (1970–1973)
Geraldo Machado da Nóbrega (1973–1976)
José Roberto de Souza (1977–1982)
Manoel Rogério da Silva (1983–1988)
José Roberto de Souza (1989–1992)
Roberto Sabino de Souza (1993–1996)
João Ribeiro (1996–2000)
Antonio Mendonça Coutinho Filho (2001–2004; 2005–2008))
Paulo Francinette de Oliveira (2009–2012)
Joana Darc Queiroga Mendonca Coutinho (2013–2017)
Paulo Fracinette de Oliveira (2017 — …)
O Poder Legislativo conta com a Câmara Municipal de Massaranduba (Casa Edson da Silva Meira) que é exercida por 9 (nove) vereadores.

O hino
Hino Oficial da Cidade de Massaranduba — Estado da Paraíba
Autor: Maestro Roniere Leite Soares (letra e música) — 07 de Julho de 2011
Canto 1
Eis os frutos na Mão
Que dão nome ao torrão
Espalhados em Massaranduba
Sob os galhos e folhas, num chão
Que Deus cultiva, irriga e aduba.
Estribilho:
Logo após se faz deles sementes
Germinadas em troncos humanos
Que ascendem como expoentes
Muito além dos planaltos serranos!
Eis-los como bons filhos no mundo,
Aguados por águas matrizes…
Sempre voltam ao fecundo
Solo que lhes deu raízes.
Canto 2
Eis-la de pedra e cal -
Firme terra natal,
Berço de muitas proles fiéis…
Território limite no qual
Plantou-se mui bênçãos aos nossos pés.
Estribilho:
Logo após se faz delas sementes
Germinadas em troncos humanos
Que ascendem como expoentes
Muito além dos grandes oceanos!
Eis-los como bons filhos no mundo
Aguados por águas matrizes…
Sempre voltam ao fecundo
Solo que lhes deu raízes.
Fonte de infomação: Wikipedia
