Futebol é coisa de menina

Luiz Filipe Carneiro Machado
3 min readFeb 16, 2016

Ontem apareceu na timeline do meu Twitter, uma foto do lançamento da nova camisa do Atlético-MG.

Sim, as modelos só estão de camisa. E tanto o clube como a Dry World (responsável pelas camisas) acharam que era boa ideia.

Claro que tem gente que gostou disso. Sempre tem alguém pra elogiar o uso de mulheres semi nuas em qualquer lugar. Mas esse cara não é um clube nacional, ou uma empresa multinacional em crescimento.

A empresa de material esportiva que, segundo o mktesportivo.com, tem um pensamento moderno, e quer desbancar Nike e Adidas, acabou apelando pro truque mais velho (e ultrapassado) da publicidade.

A mensagem o desfile me passa é que mulher serve para vender a camisa, não pra comprar. Poderiam ter caprichado mais, ter feito um short mais colado para as mulheres. Certeza que teriam atleticanas que gostariam de um short sexy do time delas. Mas modelos sem calças nem vendem isso. Só servem de enfeite.

Anos atrás isso mal seria lembrado. Mas hoje grandes marcas não podem dar essa bobeira. O protagonismo feminino está em alta. Ao invés de aproveitar isso, batem de frente.

Por outro lado, uma das marcas que a Dry World gostaria de desbancar, enxerga mulheres como torcedoras e consumidoras. A Adidas e o Flamengo se uniram à Farm e lançaram uma linha casual exclusivamente feminina. Que, pelo que dizem, vendeu feito água.

Ao invés de usar mulheres para vender camisas para homens, fizeram produtos exclusivos pro público feminino.

Quem enxergou mulher como argumento de venda, ganhou um problema de imagem. Quem enxergou mulher como torcedora, ganhou dinheiro e reconhecimento.

Ao que parece, o desfile não é um fato isolado.

Eu sei que vários outros times, principalmente pequenos, já usaram mulheres com pouca roupa para divulgar uniformes. Mas é a primeira vez que vejo um clube de Série A fazer isso. Ainda por cima com uma marca querendo ganhar espaço.

Isso sempre acaba rendendo uma nota em site num dia fraco de notícia. Mas duvido que reflita nas vendas.

Só não me venham dizer “mas as modelos podiam ter se negado a desfilar”. Se bobear, nem estava no contrato delas ter que aparecer sem calça. Mesmo que estivesse, elas já devem estar acostumadas a desfilar até de lingerie, poderia nem ser algo de outro mundo para elas. E mesmo que elas simplesmente tenham feito isso pelo pagamento, sem se incomodar, tá ótimo também. Elas têm contas pra pagar e estão trabalhando pra isso.

--

--