meus MELHORES FILMES DE 2015

Puxei pela memória os filmes que mais gostei de assistir, em 2015. A regra é simples:

  • Assisti em 2015
  • Me diverti assistindo

Não interessa inovação, qualidade artística, genialidade, nada. Vale o que eu achei na hora que saí da sala de cinema. E eu adoro blockbusters.

6 — Missão Impossível

Acho que foi o melhor Missão Impossível, depois do primeiro. Além da equipe que já vem de filmes anteriores, tem a personagem da Rebecca Ferguson. Que é a primeira mulher (das continuações) que tem algum protagonismo no filme. Chega a quase ser uma co-protagonista, e funciona bem.

5 — Jogos Vorazes — A Esperança, o final

Gosto dessa franquia. Meio que Admirável Mundo Novo com 1984 para a nova geração. E é bem feito. Como o costume, não precisavam dividir em duas partes o último filme. Mas esse é, sem dúvida, melhor que o anterior.

4 — Mad Max: Estrada da Fúria

É um filme de perseguição que dura os 120 minutos. Você senta na cadeira do cinema e só consegue piscar quando o filme acaba. Uma surpresa da história é que a Furiosa tem muito mais destaque que o Max. Muda a cara do filme e deixa ele ainda mais interessante.

3 — Jurassic World

Não vou falar da história, do roteiro, dinossauro criado como prato do Spoleto, nem do cara conversando com os velociraptors. O que interessa é que MOSTRA O PARQUE FUNCIONANDO! Sim!! Era tudo o que eu queria ver desde que fui assistir o Jurassic Park original, com 9 anos de idade. Além disso, é um filme divertido. Sem nenhum compromisso com o possível, mas que curti muito. Só não está em segundo por causa de uma surpresa.

2 — Perdido em Marte

Eu nunca tinha ouvido falar do livro. Nem pesquisei nada antes de ir assistir. Era o filme que parecia me interessar num dia que eu queria ir ao cinema. E me surpreendeu MUITO.

Colocar um protagonista sozinho num lugar dá uma chance enorme do filme ser chato. Ainda mais quando tem uma visão (levemente) científica. Além de funcionar bem, conseguiram uma ótima solução para explicar as partes técnicas da vida em marte. O log em vídeo é absolutamente plausível e encaixou perfeitamente.

É o filme de 2015 que eu mais indiquei para outras pessoas. Até pros meus avós. Por ser um filme com bom ritmo que agrada a maioria das pessoas.

Só não foi o melhor do ano por UM motivo. Não é Star Wars.

1 — Star Wars — O Despertar da Força

Já fiz um texto inteiro sobre O Despertar da Força. Mesmo se o filme não fosse grande coisa estaria nessa lista. Mas o JJ Abrams acertou em cheio. Pegou tudo que era de bom nos filmes anteriores, reciclou personagens antigos, introduziu novos e fez um reboot disfarçado de continuação. Até quem nunca viu nenhum filme da franquia pode assistir esse numa boa, e tem grandes chances de gosta.


Dos 6 filmes da minha lista, 4 têm mulheres em destaque. Em 3 deles são as protagonistas principais. O mais interessante é que em nenhum dos filmes isso ficou forçado. Não são personagens femininas só para aproveitar que “tá na moda” dar atenção para as mulheres. São personagens bem construídas que funcionam muito bem. Se fossem homens no lugar delas, teriam que ser completamente reescritas.