Cinco vantagens do uso de Big Data

Por Luiz Magalhães

O Big Data é basicamente o fluxo de dados que entram em uma empresa no dia a dia. Com a digitalização de processos e o uso de softwares e aplicativos, a geração diária de dados hoje chega a 2,5 quintilhões de bytes, segundo um estudo da Business Software Alliance (BSA). Investir em Big Data consiste, no entanto, na estruturação desses dados, para que possam ser analisados e usados para auxiliar os executivos nas tomadas de decisão dentro da empresa.

Listamos aqui os cinco principais benefícios que a análise de dados pode ajuda sua empresa a criar vantagens competitivas e alavancar o seu negócio. Confira abaixo!

Estratégia

A estruturação de uma base de dados para sua empresa pode ajudar a montar uma estratégia de mercado coerente e compatível com a vontade de seus clientes. Ao analisar e dar sentido aos dados com as ferramentas de Big Data, é possível prever as movimentações do mercado, identificar tendências de consumo, mantendo o seu negócio sempre competitivo.

Desenvolvimento de produtos

O Big Data permite uma segmentação de clientes, fornecendo informações valiosas para o desenvolvimento de uma nova árvore de produtos e serviços mais personalizados, pois ajuda a compreender melhor o perfil dos clientes com auxílio de dados ajuda a traçar um novo perfil do consumidor, entregando experiências de consumo cada vez melhores.

Planejamento de vendas

Com a tecnologia de dados, é possível reunir uma série de informações sobre o comportamento dos consumidores, como a sazonalidade do ato de compra, o gasto médio e a preferência por determinada marca. Tendo a estratégia e as personas definidas, torna-se fácil atingir de metas de vendas, diminuindo os riscos de mercadorias encalhadas no estoque.

Estreitamento de relações com o cliente

Cada vez mais utilizadas, as ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), que visam gerenciar e analisar as interações com os clientes, necessitam de dados específicos e embasados para a criação de relacionamento sólido com o público alvo. Dessa forma, o Big Data pode auxiliar na manutenção de uma base de informações que ajudam a antecipar as necessidades e desejos dos clientes e, assim, fornecer produtos e serviços antes dos concorrentes da sua empresa.

Campanhas mais eficientes

É cada vez mais comum o uso de Big Data nas redes sociais. O Social Big Data, como ficou conhecido, consiste numa estratégia de captura de dados de consumidores que trafegam pelos canais da empresa nas mídias sociais. Uma vez coletadas, essas informações são guardadas e analisadas, de acordo com critérios pré-estabelecidos. A partir desse processo, é possível compreender o perfil de grupos de usuários, otimizando gastos com a compra de espaço de mídia online, disparando suas mensagens apenas para o público que atende aos critérios anteriormente escolhidos.