Por que assistir Billions, série sobre o mercado financeiro americano?

Luiz Magalhães
5 min readFeb 28, 2019

--

Se você é usuário hard de Netflix, com certeza já passou pelo ícone da série Billions, no painel da plataforma. A série dramática, criada e escrita pelo trio Brian Koppelman, David Levien e Andrew Ross Sorkin, é produzida e exibida pela TV americana Showtime e aborda os bastidores de Wall Street, o coração financeiro de Nova York.

Com três temporadas e estreia da quarta marcada para março deste ano, o seriado tem no elenco principal o ator Damian Lewis, que interpretou soldado Nicholas Brody nas primeiras temporadas de Homeland. Em Billions, ele é Bobby Axelrod, CEO de um fundo de investimento bilionário. A série conta também com Paul Giamatti no papel de Chuck Rhoades, procurador federal com a missão de investigar os crimes financeiros por trás da Axe Capital, empresa de Bobby.

No meio desse conflito está a psiquiatra Wendy Rhoades, interpretada por Maggie Siff, atriz que acumula participações brilhantes em Sons of Anarchy e Mad Men. Wendy é casada com Chuck e funcionária do alto escalão da Axe Capital, situação que cria uma série de obstáculos na vida de seu marido, que precisa provar os crimes de Bobby Axelrold.

Leões da conta

A partir de um enredo milimetricamente engatilhado para o desenrolar de conflitos em diversos níveis, Billions constrói ainda uma metáfora bem definida sobre o mercado financeiro, que permeia cenas, diálogos e até monólogos dos personagens.

Com um discreto espaço entre as duas letras L da logo da série, os criadores transformam Billions, “bilionários” em inglês, em Bil Lions, algo como “leões da conta”, comparando, dessa forma, a atuação de CEOs no mercado financeiro a de leões na selva.

Os protagonistas e seus intérpretes

Bobby Axelrod

Roberto Axelrod, ou simplesmente Bobby, é o milionário descolado que você sempre quis ser. Vestindo camisetas de bandas como Metallica e Megadeath, o CEO da Axe Capital tem um passado marcado pela pobreza e apoia financeiramente programas beneficentes.

Contudo, não tem a menor crise de consciência na hora de gastar cerca de 300 milhões de dólares com sua nova mansão de férias e ostentar sua riqueza para a imprensa.

Por baixo da pele de roqueiro hype, está uma máquina de fazer dinheiro. Disposto a burlar a lei para garantir seus lucros, a partir da compra de informações e de outros tipos de subornos, é um chefe rigoroso, disposto a demitir o funcionário desatento que colocar seu negócio em risco.

Bobby é interpretado Damian Lewis, que ganhou o Globo de Ouro pelo papel de soldado Brody, em Homeland, também da Showtime. Em Billions o ator chama atenção pelo impacto de expressões faciais minimalistas em sua atuação.

Chuck Rhoades

Logo no piloto, a série mostra bem o conflito entre Axe e Chuck, que sai da vida pública e invade a esfera particular. Além da pressão da imprensa para que Chuck investigue os crimes de Wall Street, o promotor ainda precisa lidar com o fato de que Wendy, sua esposa, ganha quatro vezes mais do que ele atuando como psiquiatra (e uma espécie de coach) na Axe Capital, fato que garante a boa educação dos dois filhos do casal.

Chuck diz agir em favor da ética e do bem público. Mas, assim como Axel, é impregnado de vícios que o levam a uma série de desvios de conduta. Obcecado pelo poder, o promotor de justiça não mede esforços para alçar cargos cada vez mais altos dentro do serviço público, nem que para isso precise corromper subordinados e até mesmo os próprios investigados.

Premiado pelo Critics ‘Choice Television, na categoria de Melhor Ator em Série Dramática pela interpretação de Chuck Rhoades, Paul Giamatti encara o desfio de interpretar um personagem permeado por nuances e contradições, que usa a máquina pública para defender interesses pessoais.

Wendy Rhoades

Wendy Rhoades é o resultado de uma estranha combinação entre frieza e um profundo conhecimento da mente humana. Responsável por manter os funcionários da Axe Capital pensando fora da caixa, ao mesmo tempo em que cuida para que eles não sucumbam à pressão, a psiquiatra tem orgulho do que faz e não está nenhum pouco disposta a mudar de emprego, recusando-se a sacrificar sua promissora carreira pela cruzada de seu marido.

Tem profunda relação com Bobby e talvez seja a única pessoa que, no fundo, ele confia. Fato que causa constrangimento a outros personagens, como Lara Axelrod, esposa do CEO. Autônoma, independente e segura do que faz, Wendy tem sua própria jornada dentro, lutando em causa própria, que muitas das vezes vai de encontro aos interesses de Chuck.

Maggie Siff, intérprete de Wendy, é figura conhecida das séries de TV americana. Em Sonf of Anarchy foi a enfermeira Tara Knowles, e em Mad Men, encarnou a personagem Rachel Menken, empresária judia que se envolve com o protagonista Don Draper.

Sucesso de público e de crítica

De acordo com a adweek.com, publicação americana semanal com dados do comércio e publicidade, Billions de seriados teve cerca de seis milhões de espectadores em sua primeira temporada. No IMDB, a série ganhou uma ótima classificação geral, com 8,4 pontos. Além disso, desde quando estreou, vem recebendo ótimas críticas no Brasil, principalmente da jornalistas Luciana Coelho e Patricia Kogut.

Curioso com o desenrolar dessa trama? Então na deixe de apertar o play da próxima vez que passar com o cursor pelo ícone da série da Netflix e fiquei por dentro do jogo sujo que rola por debaixo dos panos no coração financeiro dos Estados Unidos.

Fique com o trailer da 4ª temporada de Billions.

--

--