Como silenciar os discursos de ódio?

Luiz Valério P. Trindade
2 min readJan 10, 2023
© Pexels, Lombe K.

Ao longo das últimas duas décadas, esta pergunta tem se tornado cada vez mais imperativa em muitas sociedades, e sobretudo no Brasil. Isso porque, com o advento das modernas tecnologias digitais, como as plataformas de redes sociais a partir de meados dos anos 2000, os discursos de ódio se tornaram também onipresentes no ambiente virtual.

Existem dezenas e dezenas de indicadores demonstrando muito claramente o quanto este fenômeno tem mostrado, predominantemente, muito mais sinais de crescimento do que de arrefecimento.

Além disso, se observa também a tendência crescente de publicação de literatura abordando esta temática, incluindo um livro de minha autoria chamado Discursos de Ódio nas Redes Sociais.

Contudo, apesar deste cenário, a questão central permanece. Ou seja, como silenciar os discursos de ódio?

Em minhas diversas publicações, aulas, palestras e entrevistas, defendo que uma das principais ferramentas para combater este fenômeno consiste na promoção de educação e na disseminação de conhecimento bem embasado e qualificado.

Naturalmente que outras medidas são igualmente importantes. Neste contexto, eu incluiria a atualização do arcabouço jurídico para fazer frente a este novo fenômeno social, de tal forma a afastar a sensação de impunidade e ausência de consequências legais para os agressores.

Adicionalmente, as corporações por trás das plataformas de redes sociais, precisam implementar mecanismos e políticas aprimoradas e mais eficazes, tanto para bloquearem conteúdos raivosos e odiosos, quando para removê-los rapidamente.

No entanto, advogo que a educação (principalmente entre a população jovem) exerce papel fundamental no processo de desconstrução de ideologias odiosas e ultrapassadas e, por conseguinte, na formação de mentes bem mais abertas, tolerantes e democráticas.

Diante deste contexto, desenvolvi e lancei o inédito aplicativo para celulares chamado No More Hate Speech (ou, Chega de Discurso de Ódio).

O aplicativo é bilíngue (português e inglês) porque, como a temática de discursos de ódio tem sido objeto de estudos há bem mais tempo fora do Brasil, isso significa que existe maior volume de publicações em inglês do que em português. Desta forma, os(as) usuários(as) tem acesso também a este conteúdo, se assim o desejarem.

Além disso, o aplicativo é 100% gratuito, sem anúncios embutidos ou qualquer tipo de cobrança oculta. Por fim, ao menos por enquanto, está disponível somente para aparelhos que utilizam o sistema operacional Android.

Sendo assim, não digo que a iniciativa de desenvolver e publicar este aplicativo represente a resposta definitiva para o questionamento de como silenciar os discursos de ódio.

Porém, estou confiante de que representa, ao menos, uma contribuição relevante para o enriquecimento do debate público e reflexão coletiva. Quem sabe desta forma seja possível encontrarmos caminhos e soluções adequadas para enfrentarmos este sério problema social.

Espero que apreciem tanto quanto eu me empolguei em criá-lo, e baixem hoje mesmo.

--

--