Infância e autoestima

Luiz Wagner
Feb 1 · 2 min read

quando eu tinha cinco anos meu apelido na escola era Caillou. Eu nem era branco o suficiente pra ter esse apelido, mas minha mãe sempre raspava o meu cabelo por uma questão de economia de dinheiro, e a gente era pobre o suficiente a ponto de isso realmente fazer diferença. Era a escolha entre um creme de pentear e uma caixa de leite.

Quando eu tinha uns oito ou nove anos meu apelido na rua em que eu morava era melocoton. Por conta do tamanho das minhas orelhas. Esse foi mais cruel do que o Caillou porque o melocoton é absurdamente feio, me surpreende muito esse boneco ter tido sucesso comercial, inclusive as orelhas eram o menor dos problemas do coitado do boneco.

O apelido fez eu odiar muito minhas orelhas, e dar uma importância bizarra a essa parte do corpo, só consegui entender que achassem o Will Smith bonito poucos anos atrás. Antes disso era inconcebível pra mim alguém com orelhas grandes como as dele ser considerado bonito.

Esses dois apelidos ainda perduram no meu imaginário até hoje, e no começo a escolha de deixar o cabelo crescer era uma mistura desses traumas, porque além de ficar distante da imagem da criança careca, o cabelo também cobria minhas orelhas. Foram meus primeiros problemas “objetivos” com a minha aparência, outros surgiram, e igualmente se foram.

Estes apontamentos negativos objetivos sobre a aparência me davam uma visão ilusória de que seriam solucionáveis e que um belo dia eu me olharia no espelho e me sentiria lindo. Esse dia não chegou. O cabelo cobriu as orelhas, as espinhas da adolescência sumiram e nos últimos tempos tem até uma barba crescendo na minha cara (objetivo de infância), e agora não tem nada no meu rosto que eu olhe e encare como um problema a ser solucionado. Hoje isso me desesperou, porque não tendo nada que pareça estar errado, nada parece certo.

Luiz Wagner

Written by

Estudante de Direito paulista que escreve umas coisas por aqui aleatoriamente até montar o próprio blog. https://www.instagram.com/luizwagnercomw