O Abutre #030

O Abutre ou Nightcrawler foi um filme lançado pela Open Road Films em 17 de outubro de 2014 onde foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto, escrito e dirigido por Dan Gilroy onde teve sua estreia como diretor de cinema.

O longa conta a história de Louis Bloom, interpretado com excelência pelo ator Jake Gyllenhaal, encontrando sua carreira profissional como freelancer no fotojornalismo de crimes pelo cenário underground de Los Angeles.

Um cara não muito honesto procurando emprego com muita disposição e ambição para trabalhar, quado se depara com um acidente de transito e descobre que a filmagem pode ser vendida para algum telejornal.

Vê uma oportunidade, compra uma câmera e começa a caçar tragédias para lucrar com os vídeos, começa a ganhar dinheiro e a linha entre registrar acidentes e manipulá-los começa a ficar um pouco embaçada.

Gyllenhaal preparou-se por durante três meses com o roteirista e o diretor na aprecia de Lou, o ator diz que o personagem principal deveria parecer sempre faminto tanto fisicamente como mentalmente, que alem de perder quatorze quilos, o processo de construção do personagem foi fascinante.

A transformação mental do personagem ficou muito clara, cheio de contradições com muita atitude porem meio derrotado, ele é educado mas sociopata, fruto de um estudo e direção sensacional de personagem.

Dan Gilroy retrata com maestria esse submundo do telejornalismo de maneira inteligente e pouco convencional, quase que esse nível de sociopatia de Lou sendo algo indispensável nesse trabalho, onde quanto menos ética e moral você tiver mais sucesso você vai ter, uma maneira sutil e descarada de criticar o que esses caras fazem.

Um filme extremamente noturno, contem apenas uma cena diurna que chega até ser desconfortante pelo clima e atmosfera sombria muito bem executada, como uma excelente colaboração da trilha sonora ajudando a compor o clímax e todo o suspense.

O Abutre é um longa que tem algo a dizer, é uma bela crítica a uma moral e ética tanto jornalistica como social. É um filme esclarecedor, original e diferente.


Se você gostou do conteúdo não esqueça de clicar em 💚, isso me ajuda saber o que escrever.

Lucas Ramos estudante de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (6º Periodo), Designer Gráfico Júnior e tentando melhorar a escrita.

Você pode me encontrar pelo facebook, twitter e instagram.