Os 5 Momentos Mais Marcantes em Vingadores: Ultimato

O quarto longa da saga de maior sucesso do Universo Cinematográfico Marvel foi recheado de surpresas. Veja, a seguir, as mais impactantes

Luvagno
6 min readNov 11, 2019

Por Luciano Vagno

(Alerta de spoiler!)

O tão aguardado filme da franquia Vingadores com certeza vai ficar guardado na memória de milhares de pessoas das mais variadas idades. O longa, que marca o final da Fase 3 do MCU, contou com várias cenas que trouxeram respostas e criaram novas dúvidas para os fãs.

Ultimato tornou-se o filme com a maior bilheteria da história. (Imagem: Reprodução)

Ultimato foi capaz de nos levar das gargalhadas aos prantos em questão de minutos. Entre os tantos momentos inesquecíveis do filme, selecionei — de maneira difícil — cinco que merecem ser relembrados.

5- Girl Power

Todas as personagens femininas se juntam para guerrear contra o exército de Thanos. (Imagem: Reprodução)

Uma das cenas mais épicas traz todas as personagens femininas do longa. Capitã Marvel, Feiticeira Escarlate, Okoye, Resgate (Mulher de Ferro), Mantis, Shuri, Valquíria, Vespa, Gamora e Nebulosa; todas reunidas contra o exército de Thanos.

Depois da entrada triunfal da Capitã Marvel, que chega quebrando tudo, Peter Parker entrega a luva com as Joias do Infinito a ela. O jovem diz para a ex-piloto que não sabe como ela vai conseguir passar pelos filhos de Thanos. Wanda responde: “Relaxa”, e Okoye finaliza a mensagem, dizendo: “Ela tem ajuda”. A cena passa uma grande mensagem para todos nós.

As dez heroínas se juntam, uma ajudando a outra, e mostram quem é que manda: elas! A cena lembrou muito a do filme anterior, Vingadores: Guerra Infinita, quando Próxima Meia Noite (filha de Thanos) encurrala Wanda, dizendo que ela morrerá sozinha, mas, aí, surge Okoye e Viúva Negra, que diz “Ela não está sozinha”.

4- O sacrifício da Viúva Negra

Após lutar contra o Gavião Arqueiro, Viúva Negra pula do penhasco e morre. (Imagem: Reprodução)

Dois amigos de longa data: Natasha Romanoff (Viúva Negra) e Clint Barton (Gavião Arqueiro). Para que metade do universo pudesse ter a chance de voltar de onde quer que estivesse, um sacrifício deveria ser feito: uma alma por outra.

Clint, que havia matado inúmeras pessoas depois que toda sua família sumiu, estava certo de que ele deveria morrer em prol do bem geral. No entanto, Romanoff estava disposta a fazer o sacrifício. Em uma cena emocionante, os dois começam a batalhar para saber quem iria morrer em troca da Joia da Alma.

Depois de uma agonizante luta entre os dois amigos, Viúva Negra consegue derrubar o Gavião Arqueiro e pula do penhasco. Gavião ainda consegue segurar a amiga pelo braço, mas ela diz: “Eu estou tranquila”, e cai. Sua morte ainda é um mistério, porém, sem dúvida, foi um dos momentos mais emocionantes de todo o filme.

3- Ele é digno!

Capitão América usa o Mjolnir na luta contra o Titã roxo. (Imagem: Reprodução)

Se houve uma cena que ninguém esperava foi a do Steve Rogers empunhando o Mjolnir. Quando pensávamos que tudo estava perdido (Capitão América e Homem de Ferro no chão, enquanto Thanos está quase atravessando Thor com seu próprio machado) eis que o martelo que só os dignos conseguem levantar se move. O Mjolnir acerta em cheio o vilão e voa imediatamente para as mãos do Cap.

Essa foi, longe de qualquer dúvida, uma das cenas mais gloriosas de Ultimato. O próprio deus do trovão comentou “Eu sabia”, ao ver o amigo levantar o martelo mágico de cabo curto. (Vale lembrar que em Vingadores: Era de Ultron, em uma disputa para ver qual dos vingadores conseguiria levantar o instrumento extraterrestre, Steve Rogers chegou a movimentá-lo, para a surpresa de Thor.)

Assim que tem o martelo em suas mãos, Capitão América parte para cima de Thanos, que cai logo no primeiro golpe. Em uma briga mano a mano, o Titã roxo acaba levando a melhor e chega a quebrar o escudo do Primeiro Vingador. Mesmo não tendo mais condições de seguir lutando sozinho, Steve Rogers se levanta, arruma o que sobrou de seu escudo, mas quando se prepara para ir à luta, ele, assim como nós, tem uma surpresa.

2- “À esquerda”

Todos os heróis que haviam virado pó reaparecem para batalhar. (Imagem: Reprodução)

A situação era a seguinte: Capitão América estava com seu escudo quebrado, Thor caído, nenhum sinal do Homem de Ferro; enquanto isso, Thanos está de pé, com seu exército logo atrás. A probabilidade de nossos heróis ganharem é muito pequena; eles precisam de um exército para poder enfrentar os vilões. Então, uma voz soa no ouvido do Cap: “Ô, Capitão, está ouvindo? À esquerda”.

Inesperadamente, surge um portal, e, majestosamente, saem de lá Pantera Negra, Shuri e Okoye; logo depois, aparece Falcão, rasgando o céu. Em seguida, abrem-se dezenas de portais e todos os outros heróis aparecem. Atrás da família real de Wakanda, vem o exército wakandiano, com todo seu esplendor; junto com a Valquíria, também vêm os guerreiros asgardianos; e, como se não fosse o bastante, Wong surge acompanhado de inúmeros magos. Agora, sim, uma batalha entre exércitos.

O que não faltou nesse momento foi emoção, seja por conta do reaparecimento dos heróis, seja pela música que fez arrepiar do começo ao fim. Essa cena é digna do primeiro lugar, mas deixei este para aquela que rompeu nossos corações com um ato de nobreza.

1- “E eu… Sou… O Homem de Ferro”

Homem de Ferro dá o ultimato na batalha contra Thanos. (Imagem: Reprodução)

O gênio, bilionário, playboy, filantrópico foi o protagonista da cena mais inesquecível de Vingadores: Ultimato. No filme anterior da franquia, Guerra Civil, Doutor Estranho já havia dito que, dentre 14.000.605 futuros possíveis, apenas em um nossos heróis venceriam. No meio da batalha, Tony Stark pergunta ao mago se aquele presente seria o tal futuro em que eles ganham. Strange, por sua vez, responde: “Se eu conta o que descobri, ainda pode mudar”.

Quando o longa está chegando aos seus minutos finais, Capitã Marvel encontra-se lutando frente a frente com o terrível Titã. Thanos, usando a Joia do Poder, consegue derrubar a super heroína. O vilão está prestes a usar novamente as seis Joias, então, Doutor Estranho levanta o dedo indicador para Tony, que entende o recado.

O Homem de Ferro, já quase sem forças, entra em uma luta corpo a corpo com Thanos, que logo o derruba no chão. O vilão se ergue, vitorioso, e declara “Eu sou inevitável” e, em seguida, estala os dedos. Nada acontece. Para espanto de todos, a luva está sem as Joias. Tony Stark está com elas cravadas em sua armadura. O playboy reafirma aquilo que disse em seu primeiro filme solo (2008): “E eu sou o Homem de Ferro” e estala os dedos, salvando, assim, o universo, porém acaba perdendo sua vida por tal gesto.

Cena extra: O reencontro

Tony Stark surpreende Peter Parker com um abraço. (Imagem: Reprodução)

Talvez seja impossível encontrar alguém que não tenha ficado com um nó na garganta quando, em Guerra Infinita, o Homem-Aranha diz para o Homem de Ferro que não está se sentindo bem e, logo em seguida, cai nos braços do bilionário, dizendo: “Eu não quero morrer, senhor, por favor, eu não quero morrer… Me desculpa”, e vira pó, ali, diante Tony, que fica atordoado.

Em Ultimato, podemos ver o reencontro dos dois amigos. Homem de Ferro está no meio da batalha, quando é derrubado por um filho de Thanos, que se prepara para lhe dar um golpe fatal; porém, o herói aracnídeo salva Stark. Assim que se veem, Peter começa a falar sem parar, mas uma coisa inusitada acontece: Tony Stark o abraça. Sim, o homem que quase nunca demonstra afeto, prova que tem coração.

Nem o próprio Peter parece acreditar no que está acontecendo, chegando a comentar: “Isso é bom, hein”. Não tem como negar, o que podemos ver nessa cena é um abraço entre pai e filho. Esse, com certeza, foi um dos momentos mais emocionantes e fofos de Vingadores 4; por isso, tem um lugar especial nesta lista.

--

--