Criar é derramar-se

Zia Medeiros
2 min readNov 6, 2015

--

Cada pedaço de mim que “derramo” numa criação, seja um texto ou um desenho, me torna mais inteira. Louco isso não? A gente se desfaz pra poder ficar mais e mais inteiro.

Esse texto é pra você que pensa que não é criativo; que isso é coisa de gente ultra descolada e que nasceu com um dom que poucos têm. MENTIRA! Criar é muito mais simples do que a gente acredita. Mistificamos a criatividade e ela está em quase tudo que fazemos no nosso dia a dia. A gente cria o tempo todo. Criar é decidir: vou fazer assim! Não, assim não fica bem, que tal se eu fizer assim? E lá vai você criando, nem que seja uma nova forma de montar sua salada. Porque colocar a criatividade num pedestal e sentir-se tão distante dela se você é pura criatividade, o tempo inteiro?

Claro que passamos nosso dia pensando que estamos fazendo mais do mesmo e que não somos tão especiais, que nossa vida não é especial. É só o mesmo que fiz ontem e, provavelmente, o mesmo que farei amanhã. Mas é uma limitação quando não conseguimos enxergar que nesse processo estamos sempre criando, seja lá o que for. Se é criação, então estamos sendo criativos.

Muitas pessoas não buscam mostrar suas formas de expressões criativas com medo do julgamento alheio, assim como eu estou super a fim que vocês curtam esse texto e com medo que não gostem. Buscar aprovação é normal. Paralisar com medo que ela não venha é triste.

Tenho lido tantos textos de pessoas com um conteúdo incrível, e penso: imagina se essa pessoa tivesse ficado com medo do julgamento e não tivesse tido a coragem de escrever esse texto? Eu não poderia estar aqui lendo e tendo vários insights para a minha vida.

Então bora largar o medo de se expor (que na verdade é uma puta soberba e perfeccionismo) e vamos nos derramar para o mundo. Vamos criar e nos assumir como criativos para todo mundo ver. Isso trará uma perspectiva muito mais ampla à sua vida. Quando você se descobre um criativo, você cria com consciência e sua criação ganha mais significado.

Tenho uma amiga que faz fotografias lindas, tem um olhar espetacular e não divide seu dom com o mundo porque não se acha boa o bastante. Eu estou torcendo pelo dia que ela derrame suas fotos sobre nós e libere essa criatividade toda para embelezar nossas vidas. Te desejo o mesmo. Se ainda não descobriu qual é a sua, que tal prestar atenção nas coisas que você faz com um sorriso nos lábios e o coração em paz? É um começo.

--

--

Zia Medeiros

💙 Relações públicas, marketing, produção/curadoria de conteúdo e inspiração. 💛 Quer um negócio e uma vida mais autênticos e criativos? Come on!