Cidadania virtual
Carlos Ramalhete
3065

Bom, existe uma atenuante que parece-me não estar sendo levada em consideração.

Eu mesmo acabei de ser suspenso de escrever em grupos por uma semana devido a ter publicado em vários grupos um post contendo o CREDO do Concílio de Nicéia 325dc que foi considerado spam. É, spam!

E o que isso sugere? Uma Quimera ou um moinho de vento que funciona mal?
Não tenho informações suficientes para culpar as intenções malévolas do Face ou de seu dono.
Mas sei, como experiente no assunto de programação e inteligência artificial, que o problema de se fazer um sistema de filtragem que responda às expectativas HUMANAS, como se por trás de cada ação do Face estivesse um STF com 12 juízes e um Salomão perfeitos em seus julgamentos minuciosos, é bem mais difícil do que o “usuário” comum imagina.

Ao ler o artigo, mais ia lendo, mais notava a percepção do Face como se fosse um sistema gerenciado apenas por humanos, quando na verdade é a porcaria de uma máquina controlada por um software que ainda está longe de funcionar bem em alguns aspectos, que no caso vamos chamar simplificadamente de “filtragem”.
A questão da filtragem mal feita por palavras-chave tão citada, por exemplo, é típica de um sistema de filtragem simples, incipiente e ainda mal feita, que leva a desvios absurdos da realidade.

E isso me faz pensar como o SkyNet um dia pode tomar conta, aparentar ser mais humano que qualquer humano satisfazendo a todas as expectativas e, por um detalhe não previsto por seus programadores, para proteger a raça humana decidir eliminar o principal problema do planeta: os seres humanos.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.