Extensão Universitária, Feira USP e as Profissões

Moacir Antonelli Ponti

Divulgar cursos de graduação é extensão, mas tem muito mais!

  • Essa é uma iniciativa individual, as opiniões aqui descritas não refletem necessariamente as da instituição para a qual trabalho

Nos dias 30 e 31 de Maio ocorreu a 17.a Feira USP e as Profissões , edição interior, em Ribeirão Preto. A semana foi relevante também porque nova manifestação em defesa da educação e ciência ocorreu em 30 de Maio. As ruas estavam cheias, mesmo com a posição reativa do governo, enviando nota avisando que “professores e alunos não têm autorização para divulgar os atos em horário escolar”, pedindo que “sejam denunciados”. No mesmo dia 30, o IBGE informava que a economia recuou 0,2%, que há 13,2 milhões de brasileiros desempregados e 28,4 milhões subutilizados — mais uma razão para ampliar investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Semana de 27 a 31 de Maio de 2019

No domingo à noite já estava sentindo os efeitos de uma forte gripe, que me abateu tanto a ponto de cancelar uma aula (que devo compensar de alguma forma, para garantir o conteúdo), e só consegui trabalhar a trancos e barrancos. A partir de terça fui me recuperando e participei no Conselho de Cultura Extensão Universitária e também na Feira USP e as Profissões dos Campi Interior, e daí o tema da semana!

Também saiu uma matéria muito legal feita pela super Bruna Souza Cruz no UOL, que conta um pouco da história desse blog! Confira aqui.

Só gente linda na equipe ICMC divulgando 8 cursos de graduação, os quais abrem vaga para mais de 250 alunos por ano estudarem Computação, Matemática e Estatística.

Extensão Universitária

Extensão pode ser aquele fio que você usa para aumentar o alcance da energia elétrica que vem da tomada, e que, estendido, pode chegar a vários metros de distância da origem.

Extensão universitária é levar o conhecimento ensinado e pesquisado para fora da universidade, fazendo com que os docentes (professores e pesquisadores), por sua vez, tomem conhecimento das expectativas da sociedade e de sua relevância social.

A extensão é considerada, junto com a pesquisa e o ensino, um dos pilares da universidade pública no Brasil. Essa atividade é tão importante que há uma pró-reitoria só para isso — isso significa que o Reitor (dirigente máximo) designa um acadêmico responsável exclusivamente para essa área, indicando sua importância estratégica. Atualmente nossa pró-reitora é a Profa. Maria Aparecida Machado, que atua na Faculdade de Odontologia de Bauru.

Por isso há um Conselho de Cultura Extensão Universitária na USP, e eu sou atualmente um dos conselheiros. Nas reuniões são discutidas iniciativas e estratégias para aumentar e tornar mais eficiente a conexão universidade e sociedade, o que quer dizer: indivíduos, coletivos e associações, escolas, órgãos públicos, empresas privadas, entre outros. E dá trabalho, muito, tanto planejar quanto implementar essas ações, envolvendo esforço de muita gente, em especial servidores docentes e não docentes.

Imagem do Conselho dessa semana, que foi realizado durante a Feira de Profissões: conselheiros das diversas unidades da USP espalhadas pelo Estado de São Paulo se reúnem para discutir e implementar ações de contato com a comunidade externa à USP.

Como parte da Cultura e Extensão, a USP tem vários museus e centros de divulgação que você precisa conhecer: por exemplo, você sabia que o MAC e o Museu Paulista (Museu do Ipiranga) são da USP? São espaços abertos à visitação do público em geral que abrigam atividades artísticas, históricas e científicas. Clique aqui para saber mais e procure um local perto de você.

Além de museus e centros, a USP oferece uma série de cursos, inclusive gratuitos, nas mais diversas áreas. Nesse sistema você pode buscar por Unidade e por categoria. Para dar alguns exemplos: há inscrições abertas para cursos gratuitos de: Clarinete e Clarone, Mercado de Ações, Elaboração e Gestão de um Projeto e Administração de Orçamento, Ateliê de artes para crianças, entre outros!

Feira USP e as Profissões

Se você vai fazer faculdade ou tem alguém na família que quer fazer pode já ter pensado: será que a USP é pra todos? Os cursos de graduação são gratuitos? Se alguém precisar de moradia e alimentação e a família não puder custear, ainda assim dá para estudar na USP? A resposta a todas essas perguntas é SIM.

Só que nem todo mundo sabe disso, até mesmo gente próxima aos professores e servidores da universidade. Há alojamentos, alimentação e auxílios permanência para alunos que comprovam sua condição social. De fato, conforme já comentei em outra postagem, a USP é cada vez menos elitizada: em 2019 45% dos calouros tem renda familiar bruta entre 1 e 5 salários mínimos. Esse tipo de auxílio, que vem de recursos como os que foram recentemente cortados em universidades federais, são cada vez mais necessários!

Além da dúvida sobre o acesso à universidade, há inúmeras sobre qual curso escolher? Afinal essa escolha define a futura vida profissional.

Gabriel, Breno, Arthur e Juliana explicando e realizando demonstrações sobre Computação, Matemática e Estatística.

Por exemplo, aqui em São Carlos temos os cursos de: Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação. Todos envolvem a computação de alguma forma. Mas qual a diferença entre eles? O que cada um estuda e como é o profissional formado? Se você quer saber, mais abaixo tem um excelente vídeo no YouTube, só com feras explicando.

A Feira USP e as Profissões é um evento gratuito e aberto à comunidade: escolas, estudantes e pais interessados, podem ir para tirar essas dúvidas. Se você quiser ir ou convidar alguém para ir, a edição de São Paulo já tem data: 22 a 24 de Agosto, no Parque Cientec.

Mesmo que não puder ir às Feiras, toda unidade da USP realiza Visitas Monitoradas — esse site explica e tem calendário — procure saber mais sobre o campus e unidade perto de você.

É só procurar que você encontra a USP atuando junto à comunidade. Aproveita para ver o vídeo abaixo e venha experimentar a computação!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade