Sonhei com você essa noite, Elena

Deborah Mabilde
Aug 31, 2018 · 2 min read

Com essa frase inicial, Petra Costa nos suga para dentro de seu filme, que mais parece um memorial catártico em homenagem à sua irmã. Digo suga, porque foi literalmente como me senti ao ouvir a voz etérea, levemente melancólica, da narração da diretora, aliada às gravações granuladas da irmã e os vídeos antigos da família. Exatamente como em um sonho, quando não temos escolha e nos tornamos completamente absorvidos pela atmosfera do ambiente, Elena me tragou para dentro de seu oceano de memórias e me deixou à deriva, como as mulheres da cena final, processando o que eu tinha acabado de assistir.

“Elena” foi um dos filmes mais tristes, intensos e ao mesmo tempo brutalmente honestos que já assisti, o que pode parecer estranho considerando a forma de narrativa suave que o longa tem. Talvez porque comecei a assistí-lo sem saber que se tratavam de fatos reais, e que por mais que uma história fictícia possa nos passar sentimentos de choque, horror e tristeza, nada é tão impactante quanto a realidade.

Acredito que o que mais tenha me chamado atenção dessa vez não foi a fotografia, nem o som, nem a narrativa, mas sim a coragem de Petra Costa de produzir algo tão incrivelmente íntimo, delicado e ao mesmo tempo pesado, e mostrá-lo para o mundo, e a maneira como isso ficou impresso em cada detalhe do filme. A sensação de estar lendo seu diário, ou estar ouvindo uma conversa privada.

A maneira como ela recorda a irmã, em seus momentos felizes, mas especialmente nos tristes, denota sua tentativa de narrar os fatos de maneira objetiva, intercalado com uma impossibilidade de ser imparcial fronte aos acontecimentos pessoais que nunca terão explicação racional. “Você é minha memória inconsolável”, diz Petra. Por mais que se tente entender, ou que se tivesse uma justificativa para o suicídio de Elena, nada é mais simbólico do que isso: é possível superar, mas é impossível reparar.

Deborah Mabilde

Written by

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade