Porque eu desisti do Facebook
10 motivos para abandonar o Facebook — ou A Era da Sociedade Ignorante.
É interessante como em apenas 2 décadas as pessoas mudaram os seus conceitos por completo, onde antigamente zelavam pela privacidade e atualmente expõem seus dados para empresas, governos, investigadores, polícias ou mesmo qualquer um que entre no perfil que lhe interessa (sim, há muitas pessoas que deixam os seus muros abertos para todos visualizarem). Mas acreditem, há muitas razões mais para que todos repensemos a permanência diária dentro de uma rede chamada de social, vejamos a seguir apenas 10 motivos:
Motivo 1 — A Falta de Privacidade
Nunca na história da humanidade nos registramos de forma voluntária, revelando à todos os nossos dados: nome, e-mail, telefone, lugar onde mora, lugar onde nasceu, cidades que viveu, nível de educação, lugares que trabalhou, estado civil, opção sexual, localização, tipo fisíco, gostos, Línguas que fala, pessoas que conhece etc: nunca!? Imaginem como nos sentiríamos se alguém nos parasse no meio da rua e nos perguntasse todos esses dados…você realmente responderia tudo isso para um desconhecido?
Penso que a resposta mais normal seria uma negativa, então porque expor de forma permanente aos seus dados em uma plataforma que não protege as informações pessoais dos próprios usuários? Aliás, as redes sociais são um prato perfeito para a prática do bullying ou mesmo para aliciar menores de idade à prática sexuais com pedófilos. De verdade achas que as crianças compreendem ou sabem encarar situações tão perigosas como essas?
Motivo 2 — O Vício
Segundo um estudo recente realizado pela Acadêmia Nacional de Ciência da Universidade de Stanford, a autorevelação gera uma sensação de prazer, “as pessoas colocam alto valor subjetivo sobre oportunidades para comunicar seus pensamentos e sentimentos aos outros e isso envolve mecanismos neurais e cognitivos associados à recompensa.”
E continua desenvolvendo a teoria neurológica sobre os motivos pelos quais as redes sociais viciam, explicando que através dos comentários e “curtidas” ativam/desativam o nosso sistema neurológico dopaminérgico mesolímbico. Isto é, as respostas comportamentais geradas nas redes sociais são estímulos que ativam as sensações de recompensa através do neurotransmissor denominado como dopamina.
Motivo 3 — A Perda de Tempo
Logo se o facebook afeta ao nosso cérebro gerando uma sensação de recompensa, explica-se então o motivo pelo qual é tão viciante. Se é um vício ao gerar uma falsa sensação de prazer, automaticamente empregamos um tempo para a dose diária da “droga” que em outras épocas estaria dedicado ao descanso, lazer, estudo e/ou para a prática de algum exercício físico. Como estimula o nosso cérebro podemos, sem perceber, passar horas lendo aos estatus de todos os usuários e também às atualizações das páginas que foram curtidas outrora. Realmente é necessário empregar o precioso tempo em algo que não vai acrescentar absolutamente em nada?
Motivo 4 — Egocentrismo + Narcisismo + Consumismo³
As redes sociais são um exemplo perfeito de como a sociedade está aceitando e normalizando à comportamentos narcisistas e egocentristas sem dar-se conta disto. Alimentam o narcisismo através de selfies, provocando uma guerra de egos onde muitas vezes resulta na depressão/inveja/solidão/comsumismo compulsivo dos próprios “amigos”. Até porque nas redes sociais podemos cuidadosamente fazer uma curadoria das nossas vidas para que se pareçam à um cintilante raio de momentos perfeitos como se tratara de um anúncio de amaciante de roupa. Por isso, os usuários estão normalizando comportamentos dos quais todos nós sabemos que não são para nada saudáveis e construtivos. Todos temos momentos bons e ruins na vida, porém ninguém revela normalmente aos momentos difíceis nas redes sociais, logo estamos construindo uma sociedade desequilibrada emocionalmente e totalmente infeliz ao ter que demonstrar diariamente felicidade, alegria, bom humor e beleza.
Motivo 5 — “Toda Unanimidade é Burra”
Nelson Rodrigues revelou-nos há algumas décadas atrás que todos os assuntos, gostos ou atos unânimes são exemplos de uma massa manipulada de forma coletiva que está submersa na burrice. Ou como também disse Mark Twain outrora: "Sempre que você se encontrar do lado da maioria, é hora de parar e refletir." Porque todos devemos estar no Facebook? Porque quando revelamos não ter um perfil no “face” há uma reação de surpresa/choque, como se a pessoa fosse anormal? Repensemos!
Motivo 6 — O Estímulo à Ignorância
O livro The Four Hour Workweek escrito por Tim Ferris, revela como estamos impregnados de notícias sem nenhum valor e também como estamos valorizando a opinião de pessoas que não estudaram para opinar com veracidade sobre um fato/problema ou situação. Há também a massificação das notícias sem valor repetidas inúmeras vezes, como a prisão do Justin Bieber, o novo namorado da Madonna, a morte de algum ator norte-americano, a fila da Apple no lançamento do novo iPhone etc, mas aonde estão as informações calcadas em fontes ou temas que façam o leitor pensar? As redes sociais massificam uma dieta diária baixa em informações e opiniões, logo cultivam de forma seletiva a ignorância seja através das notícias superficiais ou dos famosos vídeos virais de bebês e/ou cachorrinhos. Realmente isso merece ser notícia?
Motivo 7 — A Falta de/ou a Falsa Comunicação/Relação
A(s) relações/comunicação no mundo real exige(m) vulnerabilidade e pode(m) levar algum tempo para se concretizar(em). Logo, porque estamos satisfazendo-nos rapidamente e tão superficialmente? Clive Staples Lewis citou outrora que “estamos muito facilmente satisfeitos” e as relações virtuais através das redes refletem isso, pois vendem que o facebook é como cultivar as amizades, o que nos leva a equiparar o xvideos ao mesmo que praticar sexo. Quando todos irão perceber que as relações reais são infinitamente mais belas e mais gratificantes do que as virtuais? Esse controle total sobre a forma como nos apresentamos diariamente nas redes sociais, nos faz ser menos humanos, mais ansiosos, menos sociais, mais infelizes, menos cultos e mais solitários.
Motivo 8 — A Tática Persuasiva
Experimente deixar de postar inicialmente no muro da rede social que pertences, o feedback apresentará mais notícias que outrora, inclusive para que penses na rede social como uma ferramenta para estar atualizado e informado. Outra técnica persuasiva aparece quando deletas o perfil, pois antes aparecerá a seguinte mensagem: “874 amigos não poderão mais manter contato com você”. Acho que a última coisa que uma máquina ou sistema operativo virtual possa verdadeiramente saber, é o real significado do que é ter contato! Não é mesmo?
Motivo 9 — O Estímulo da Paranóia e/ou Erros de Interpretação
Outra característica do facebook é o estímulo da paranóia. Basta postar um pensamento, frase ou citação que todos automaticamente começam a formular hipóteses do porquê daquela mensagem, ainda mais quando o usuário termina a mensagem com: #ficaadica (existe coisa mais ridícula que as hashtags?), deixando claramente à todos que aquilo que foi escrito, está direcionado para alguém. Se a mensagem não está direcionada com o nome da pessoa que desejas informar (ou melhor: atacar), provocará nos contatos um estímulo da paranóia instantâneo. Outro grande problema é como as pessoas mal interpretam muitas das mensagens, talvez como em sua grande maioria são curtas e mal escritas, acabam gerando possíveis erros de interpretação e/ou mesmo a falta de percepção no tom que há no diálogo, podendo gerar conflitos e uma discusão desnecessária, ao achar que o comentário foi irônico/desrespeituoso/ofensivo quando na verdade não o foi.
Motivo 10 — A Realidade é Maravilhosa
O último motivo é talvez o que mais pese na decisão de sair do facebook, pois viver o dia a dia, a realidade, sem ter que postá-la é simplesmente maravilhosa. A recompensa de viver exclusivamente para si mesmo (e aos que o rodeiam) é o maior prazer que todos podemos ter! Preservar nossas vidas através da privacidade é a maior garantia de equilíbrio emocional e respeito aos verdadeiros amigos/familiares que construímos no caminhar de nossas existências! Existe coisa melhor que uma mensagem escrita exclusivamente para você?
Aliás, não existe rede social melhor do que sentar-se junto à um amig@ e bater um bom papo olhando nos olhos, tocando e o melhor: abraçando-@ bem forte, sentindo as batidas do coração e um ombro mais que amigo.
Após desistir do facebook relembrei como a realidade é mesmo MARAVILHOSA!