Os melhores sites para aprender novas competências

Imagem: StockSnap.io

A Internet revolucionou o mundo e também a educação. Há alguns anos, se queríamos aprender algo novo tínhamos de nos deslocar a um determinado lugar, a uma hora específica e ainda pagar para isso.

Atualmente, basta possuirmos um computador (ou dispositivo móvel) e ligação à Internet para termos acesso a qualquer tipo de conhecimento.

A aprendizagem online é uma excelente opção quando pretendemos adquirir novas competências e temos pouco tempo ou dinheiro.

Existe uma grande variedade de sites, plataformas e aplicações que oferecem experiências de ensino sem sairmos de casa, algumas delas completamente gratuitas. Conhece as melhores opções.

Conhecimentos Gerais

Alison: Oferece formações online gratuitas sobre diferentes assuntos, desenvolvidos por empresas como a Google e a Microsoft, universidades de prestígio, instituições e especialistas.

Coursera

Coursera: Nesta plataforma encontram-se disponíveis cursos sobre várias temáticas, ministrados pelas universidades mais conceituadas em todo o mundo.

edX: Site onde se encontram os melhores cursos de instituições de ensino conhecidas mundialmente. Os assuntos são variados: Ciência da Computação, Análise de Dados, Design, Negócios, etc.

Envato Tuts+: Cursos, tutoriais e eBooks nas áreas do Design, Programação, Fotografia, Vídeo e Negócios, entre outros. O acesso aos conteúdos é gratuito durante 10 dias; depois é necessário pagar uma quantia mensal ou anual.

FutureLearn: Com o slogan “O que gostarias de aprender”, esta plataforma de aprendizagem online aloja cursos de diversas áreas do conhecimento desenvolvidos por universidades e organizações em todo o mundo.

Guides.co: Site que disponibiliza livros de instruções para tudo e mais alguma coisa.

Highbrow: Aprende algo novo todos os dias em lições diárias de 5 minutos, que te são enviadas por email.

Khan Academy: Sob o slogan “Tu podes aprender o que quiseres”, esta plataforma disponibiliza cursos online gratuitos sobre vários assuntos.

LinkedIn Learning: Mais de 4 mil cursos divididos por 3 categorias: Negócios, Criatividade e Tecnologia. A formação é paga e é necessário ter uma conta no LinkedIn.

Lynda: Site que disponibiliza mais de 4 mil cursos em áreas como o Design, Negócios, Marketing, Programação, Fotografia, Vídeo e Tecnologia, entre outras. O acesso aos conteúdos é gratuito durante 10 dias.

Microsoft Virtual Academy: Plataforma da Microsoft que possui dezenas de formações gratuitas na área tecnológica.

OpenClassrooms: Site que oferece cursos em inglês e francês sobre Desenvolvimento Web, Empreendedorismo, Negócios, Tecnologia e Design.

Platzi: Aqui podes aprender novas competências nas áreas do Marketing, Design, Programação, Ciência de Dados e Negócios. Todos os cursos são pagos.

Skillshare: Nesta plataforma encontras mais de 14 mil aulas nas áreas do Design, Negócios, Tecnologia, Fotografia, Vídeo e Escrita, entre outras.

Udemy: Site que disponibiliza mais de 45 mil cursos sobre diferentes assuntos, alguns gratuitos, outros pagos.

Programação

Codecademy: Nesta plataforma podes aprender a programar de forma interativa e gratuita. Existe uma grande variedade de cursos disponíveis: HTML e CSS, JavaScript, PHP, Python, Ruby, Java, jQuery, etc.

Code School

Code School: Este site ensina diferentes linguagens através de uma aprendizagem prática. Para se ter acesso ao conteúdo dos 66 cursos é necessário ter um plano mensal ou anual.

FreeCodeCamp: Aqui podes aprender a programar, trocar ideias com outros elementos da comunidade e construir o teu portefólio.

One Month: Bootcamps online de um mês, onde é possível aprender Python, JavaScript ou Ruby.

Treehouse: Plataforma que disponibiliza cursos de Programação e Web Design. O acesso aos conteúdos é gratuito durante 7 dias; depois é necessário escolher um dos dois planos disponíveis.

Udacity: Site que tem vários cursos na área da Programação, desenvolvidos por empresas como a Google, Facebook ou Amazon, alguns gratuitos, outros pagos.

W3Schools: Nesta plataforma encontras tutoriais e exemplos práticos de HTML, CSS, JavaScript e XML.

Marketing Digital

Atelier Digital

Atelier Digital: Nesta plataforma desenvolvida pela Google, podes aprender competências na área do Marketing Digital, completamente grátis.

Eduke.me: Site que disponibiliza formações em português sobre Gestão de Redes Sociais, Publicidade Online, SEO e Empreendedorismo, algumas gratuitas, outras pagas.

Primer: Com esta aplicação desenvolvida pela Google podes aprender Marketing Digital de maneira fácil, rápida e gratuita, através de lições diárias de 5 minutos.

Universidade Rock Content: Plataforma que disponibiliza cursos em português sobre SEO, Gestão de Redes Sociais, Email Marketing, Produção de Conteúdo Web ou Marketing de Conteúdo, entre outros, uns gratuitos, outros pagos.

Ciência de Dados

DataCamp: Neste site podes aprender Ciência de Dados. São vários os cursos disponíveis em diferentes tópicos: Análise de Dados, Manipulação de Dados, Visualização de Dados, etc.

Datamonkey

Datamonkey: Aqui é possível aprender SQL e Excel de forma interativa e com exemplos concretos.

DataQuest: Nesta plataforma podes aprender Ciência de Dados através de vídeos, exercícios práticos e construção de projetos. Possui um plano gratuito mas é bastante limitado.

Data Science Academy: Cursos em português sobre Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Big Data, Data Mining, Visualização de Dados, etc., alguns gratuitos, outros pagos.

Artigo originalmente publicado no Skillsdigital.