Emprego x Carreira: O que te move?

Magno De Santana
5 min readJun 15, 2016

A motivação deste artigo se dá por insights que tive durante a leitura do livro Business Model You, conversas com algumas pessoas e minha participação no Learning Camp (Formação de facilitadores do Leaning 3.0) em maio de 2015.

Apenas 13% dos colaboradores no mundo se sentem engajados no trabalho. (Fonte: Gallup)

Após ter lido o livro Business Model You, fiz uma viagem à cidade de São Paulo, onde participei de um Learning Camp. Por lá, conversei com pessoas no ônibus, metrô, táxi e onde pude ter uma brecha para puxar um assunto. Fazia basicamente duas perguntas: Com o que elas trabalhavam? E o quanto estavam realizadas no seu trabalho?

De forma assustadora, a segunda resposta era praticamente: insatisfeito. Quando questionava sobre o por que ainda estavam em um trabalho que não gostavam e não se sentiam realizados. Obtinha uma variação do tipo:

Já faz tempo que estou neste mercado e não tenho outra oportunidade.

Preciso pagar as contas no final do mês.

Desejo trabalhar em outra área, mas como não tenho experiência no novo cenário, meu salário diminuirá muito.

Fiquei completamente assustado com a quantidade de pessoas que trabalham, mas não gostam do que fazem. Percebi logo o quanto a falta de propósito deixa as pessoas completamente infelizes na vida pessoal e profissional.

A leitura do livro Business Model You — O Modelo de Negócio Pessoal, possibilitou a criação do meu propósito (a minha razão de existir) enquanto profissional.

Melhorar a vida das pessoas através de software de alto impacto e compartilhamento do conhecimento.

Essa definição tem me ajudado a tomar decisões melhores sobre as empresas que devo trabalhar, livros que tenho que ler, cursos que tenho que fazer, projetos que tenho que realizar, pessoas com quem devo me relacionar e assim por diante.

Além do livro, gostaria de compartilhar uma matriz criada pelo Alexandre Magno, Fundador do Learning 3.0, que trás uma reflexão bastante profunda de como tomamos decisões olhando para nosso emprego e carreira.

Um emprego é uma atividade profissional que gera recursos para pagar as contas que vencem ao final de cada mês. Uma carreira é uma série de decisões que um profissional vai tomando, ao longo de sua vida profissional, para que as contas ao final do mês incomodem cada vez menos.

Emprego é uma atividade presente, carreira é a preparação do futuro.

Max Gehringer

Passo a passo da atividade

Crie um Canvas comum, um gráfico, onde o eixo x representa a carreira e o eixo y o emprego.

Note que foi adicionado as marcações: pouco, neutro e alto, respectivamente, para o valor das decisões.

Se suas decisões tem um alto valor para sua carreira e alto valor para seu emprego, você é uma pessoa de sorte, para alguns escritores, significa que você encontrou o seu chamado. Considere-se um profissional realizado. :)

Se suas decisões tem um alto valor para sua carreira e é neutro para o seu emprego, você precisa de um porquê muito claro, ou seja, precisa ter uma razão muito forte para pautar essas decisões.

Se suas decisões tem alto valor para sua carreira a baixo valor para o seu emprego, você precisa de mudança, provavelmente você não está em uma situação confortável onde você trabalha.

Se suas decisões tem um alto valor para seu emprego e neutro para sua carreira, você precisa enxergar um propósito muito claro no seu atual emprego.

Se suas decisões tem alto valor para seu emprego e baixo valor para sua carreira, você precisa de mudança, mais uma vez, você não está numa situação confortável em relação ao seu emprego x carreira.

Se você toma decisões com valor neutro para sua carreira e neutro para o seu emprego, provavelmente você está encontrando algum prazer, seja físico, mental ou emocional.

Se suas decisões tem valor neutro para sua carreira e baixo para seu emprego, você precisa de ajuda. É bom, conversar com seus amigos, familiares e até buscar ajuda profissional.

Da mesma forma, se suas decisões tem valor neutro para o seu emprego e baixo para a sua carreira. É bom, pedir ajuda.

Agora, se suas decisões tem valor baixo para o seu emprego e baixo para a sua carreira, infelizmente você está em um estado vegetativo, vivendo como um zumbi, The Walking Dead na veia, recomendo a busca de um profissional urgente.

Para finalizar, recomendo fortemente a leitura do Business Model You, definir sua missão de vida e sempre que possível faça uma reflexão mais profunda de como estão suas decisões em relação ao seu emprego e carreira utilizando essa atividade.

Um emprego sempre está na dependência de decisões que são tomadas pela empresa. Uma carreira depende principalmente de decisões pessoais. Max Gehringer

Gostou desse artigo? Então clica no coração aqui em baixo.

--

--