O tempo só existe na mente do homem

Mas o passado não é mais e o futuro não é ainda

Magnus Keli
Feb 23, 2017 · 1 min read
-Jacek Yerka

Desde os primeiros hominídeos, algumas pessoas estavam preocupadas com a medição do tempo, seja por motivos religiosos, agriculas ou de estudo dos fenômenos. Como os caçadores do período paleolítico, mortos de fome, usavam os astro e a lua para saber o tempo propício para irem caçar, não me pergunte como eles faziam isso.

O tempo é soberano. Implica em presente, passado e futuro. Mas o passado não é mais e o futuro não é ainda. A atração por ele acontece pois estamos preso no presente, ávidos a modificar o passador e antever o futuro.

Para alguns o tempo tudo cura, revela ou simplesmente gritam: — Time is Money. Para o filósofo Santo Augustinho, o tempo só existe na mente do homem, pois é na mente do homem que se mantém o presente, passado e futuro. É como está escrito em Eclesiastes, há tempo para tudo, até tempo que não haverá mais tempo.

Contudo, podemos concordar que o tempo ensina mas ele também te mata. E pode ter certeza ele vai passar de pressa quando você mais precisar e devagar quando menos precisar, isso é empírico.

Escravo cardíaco das estrelas. Exercendo diariamente a minha inconstância.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade