O que é saudade pra você?

Pra mim trata-se de uma palavra muito dura hoje em dia.

Quando penso nela já vem todo aquele sentimento que você procura não pensar no dia a dia. Acho que nunca soube o sentido de saudade antes de perder minha mãe aos 17 anos.

Saudade pra mim era quando meu pai viajava à trabalho e só voltava semanas depois e eu não conseguia não chorar ao vê-lo na porta. Quando eu ia pra excursão da escola e queria voltar correndo pra casa na volta. Quando perdi alguns dos meus bichinhos de estimação, cachorros em sua maioria, que vieram a falecer e já não podiam mais me fazer companhia. Ou até mesmo aqueles que devido a mudanças grandes que vivenciei, pelo tempo longe já não me reconheciam mais, julgavam estranha a sua dona…

Assim, entendemos que saudade pode ser boa e gostosa. A verdadeira expressão “saudosa”. Mas em meio a isso também pode ser fria, triste e até mesmo traumática. Até então eu achava que sabia muito bem o que era saudade. Nunca pensei em falecimento, nunca chorei vendo filme. Acho que eu era bem forte e nem sabia.

Enfim. Descobri que minha mãe estava com câncer de mama e começamos uma luta de anos de tratamento, motivação e ajuda mútua. Confesso que minha mãe era minha melhor amiga, compartilhava tudo com ela, fazíamos tudo juntas e conversávamos muito. Vivíamos apenas eu e ela. Dupla dinâmica. E essa bomba nos pegou de surpresa.

Eu a motivava todo dia. Ela teve que tirar uma mama e fez quimioterapia. Se sentia feia e desmotivada. Dei a ideia da gente comprar perucas luxuosas pra ela na internet e ela amou. Compramos uma ruiva, uma loira e uma morena. Ela usava todo dia e penteava com carinho. O plano de saúde ajudava bem até que um dia resolveu negar os exames da minha mãe alegando falta de pagamento. Nisso surgiu um processo grande contra a empresa do plano de saúde e minha mãe se viu obrigada a tentar a sorte no público.

Após dois meses sem o devido tratamento, minha mãe teve o câncer alastrado. Até conseguimos uma vaga no INCA, e tive sérias esperanças ao longo de sua estadia por lá. Contudo, o sistema era bem parado, bem inferior mesmo e acho que eles simplesmente não deram conta. Eu visitava minha mãe todo dia após o colégio. Ela já estava diferente, não conseguia mais falar direito, se confundia muito, mas ainda se preocupava comigo e queria saber como eu estava indo. Lembro que nesse dia abracei ela com toda força e a ajudei a comer seu almoço. Nesse dia voltei triste pra casa, não estava vendo muito resultado no tratamento e sentia muita falta dela em casa.

De madrugada o telefone tocou, sabia que tinha algo errado. Corri e uma moça atendeu pedindo pra falar com algum responsável. Não tenho mais ninguém. Por favor diga como está minha mãe. Então soube que ela faleceu e que eu precisava ir lá pela manhã. E o mundo pra mim ficou vazio. Não tinha mais porque se preocupar com o amanhã, com a escola ou com qualquer outra coisa. Minha melhor amiga tinha partido. Chorei muito na cama, muito mesmo. Avisei então minha avó e daí pra frente acho que nunca mais fui a mesma.

Hoje sou muito mais sensível com tudo. Percebo as pessoas com outros olhos e me esforço pra valorizar pequenos momentos e detalhes. Me vi sozinha nessa perda. Minha mãe tinha 40 anos, considero bem novinha. Já eu, tinha 17. Foi duro, com isso amadureci bem mais rápido. Me virei nessa e consegui terminar o colégio, me formei e até casei. Encontrei um parceiro incrível que me ama e me quer bem. Sinto ainda muita falta da minha mãe e meu esposo me ajuda muito com isso em vários motivos.

Saudade pra mim agora é algo talvez indescritível. Não considero como algo ruim apesar de tudo, acho que faz parte de quem eu sou. Minha mãe faz parte de mim e essa perda faz parte de mim também agora. Me define.

Então a saudade pra mim é uma passagem obrigatória que amadurece a gente e faz com que entendamos o quanto as pessoas que passam a nossa volta são importantes pra nós. Valorizem cada momento como eu fiz, motivem as pessoas que você ama pois nada é duradouro. Só o nosso amor e, claro, a nossa saudade.

Fica aqui o meu carinho pela minha mãe que amo tanto. Estará sempre no meu coração, e para todos aqueles que já perderam alguém e sabem o quanto a saudade dói todo dia, mas também fortalece o nosso coração.