Mistakes

Nóis é pobre, mas nóis sabe vivê com o poco que deus nus dá. Nóis num tem instrução não sinhô, mas nóis sabe o valô da sabedoria. Pusquê, sacomé, sabedoria tem muito a vê com como nóis vive do que o quanto e onde que nóis estuda. Pusquê, sinhô, sabedoria tem a vê com fazê o que as coisa certa, em percebê que nóis tá no mundo primeiro pra aprendê e pra servi de exemplo pra quem nóis ama e dispois, tarveis nóis tá pra insiná.

Entonce, eu sei que meu jeito de falá incomoda ocê, mais é que ieu falo que nem os povo lá da minha terra. E lá nóis se intende, pusquê nóis tá mais interessado em ouvi o que os ôtro diz que ficá corrigindo o jeito que os ôtro fala e iscreve. Pusquê, mais importante é o que nóis fala, mais importante é nóis se intendê. Óia o sinhô, dotô, todo engomado! Vai dizê que nunca errou? Que nunca trocô as virga, que nunca trocô ‘dvérbio com substantivo, que nunca botô acento onde num devia! Certo que já, moço! E nóis erra, mas nóis aprende e continua tocano em frente.

Xô fala pru sinhô uma coisa, seu moço. Tem um valô muito grande em sê humirde. Humirdade num é fraqueza não sinhô. Humirdade tem a vê com respeito em aceitá que nóis tudo tá sempre aprendeno e sempre fazendo o mió que nóis pode. Humirdade tem a vê com ôtra palavra muito importante: humanidade! E é bão o sinhô sabê que toda veiz que tu aponta um dedo preu, otros treis dêdo tá apontano pru sinhô, viu?

O sinhô provavermente tem mais coisa pra fazê, já que o sinhô é muito, muito importante, com seus diproma, seus atestado de bão purtugueis, suas palavra rebuscada pra falá bunito e ninguém intendê, mas saiba o sinhô que língua se faiz na diferença, que se tu lê gente graúda, tipo Graciliano Ramos e Monteiro Lobato, vai vê gente lá que fala nos livro deles qui nem eu sê respeitado e adorado nos mundo tudo afora. Entonces, vamu pará de farsa badalação e vamo aprendê a lê o que se diz e vê que isso é muito mais ‘portante do que como se diz.

Ispero num tê que tê essa cunversa cocê de novo.

Gradicido