Quais as diferenças entre Psicodélico e Enteógeno?

O Ativista Consciente
6 min readMar 15, 2017

No Brasil, há um crescente aumento na frequência das experiências psicodélicas em diversos contextos.

Isso se faz evidente pelo avanço constante na quantidade e proporção dos Festivais de Cultura Alternativa, Música Eletrônica e Espiritualidade, especialmente na região sudeste.

Antes de mais nada, convém mencionar que a disponibilidade das substâncias psicoativas, independentemente de sua natureza e procedência, está já incorporada nos mais variados eventos, incluindo, além da Música Eletrônica, as festas de ritmos populares, do Sertanejo Universitário ao Forró, do Reggae ao Rock até o Funk de batidão.

Porém, direcionamos aqui nossa atenção a um contexto específico, tratando mais diretamente do movimento da Cultura Psicodélica, Xamânica e Espiritual, desenvolvido através dos festivais de Trance e também dos rituais com Medicinas Ancestrais da Floresta, como Ayahuasca, Rapé, e outros.

Observando o processo de expansão da ‘experiência psicodélica’ pelos vários meios socioeconômicos e culturais em nossa sociedade, percebemos também a crescente popularização da ‘experiência enteógena’.

A enteogenia é caracterizada especialmente pelo contato com substâncias naturais, plantas de poder, e práticas ancestrais da floresta desenvolvidas por povos indígenas de inúmeras tradições.

Psicodelia, Enteogenia e suas diferenças

Entre os exemplos de plantas de poder utilizadas por etnias no Brasil e em outros lugares do mundo, os mais conhecidos são:

  • Rapé (mistura fina de cinzas especiais e tabaco aplicada nas narinas);
  • Kambô (a vacina do pequeno sapo verde da Amazônia);
  • Sananga (colírio com princípio psicoativo retirado de um tubérculo nativo);
  • Ayahuasca (chá de Santo Daime) e suas variações;
  • Changa (combinação de plantas com princípio ativo DMT);
  • Salvia Divinorum;
  • Peyote;
  • San Pedro (cacto);
  • Jurema (sementes);
  • Lírio psicoativo ‘Trombeta’ (flor e folhas);
  • Cannabis em sua aplicação ritualizada;
  • Cogumelos ‘mágicos’;
  • entre muitos outros.

O principal conceito abarcando as experiências enteógenas, é que a origem natural das substâncias conduz a um estado de expansão da consciência mais puro, consciente e espiritual.

Alguns autores não consideram que a expressão enteogênica seja um mero sinônimo de psicodélico, já que nem todas as substâncias usadas num contexto sagrado provocam alucinações, e para diferenciar do uso de alucinógeno com finalidade lúdica. Os estados de comunhão com a divindade são característicos do uso tradicional de substâncias visionárias, não seriam igualmente alcançados com o uso de substâncias sintéticas (LSD, MDMA, etc) para fins recreacionais ou de prazer farmacológico.“ Citação da definição de ‘Enteógeno’ no Wikipedia

Ou seja, o foco principal das plantas de poder e medicinais ancestrais, é a Conexão com o Plano Divino, transcendendo a expansão da mente e do intelecto, para um novo patamar de troca de informações que vai além da familiaridade dos cinco sentidos.

Deve-se ressaltar que o estado psicodélico de expansão da consciência pode, sim, alcançar patamares ‘xamânicos’ ou ‘mediúnicos’; a diferença é que as plantas e medicinas naturais, quando em ritual apropriado, irão muito frequentemente despertar estes mesmos estados espirituais e xamânicos.

Trip, Jornada Xamânica e suas diferenças

Outra diferença importante entre, por exemplo, o LSD (psicodélico) e o DMT (enteógeno), é a maneira como os elementos químicos das substâncias interagirem com a fisiologia humana.

No caso do DMT, o cérebro irá consumir completamente as moléculas que entram no organismo (um efeito peculiar do cérebro exclusivo do DMT); já o LSD levará mais tempo para se despregar do corpo, podendo até mesmo haver retenção de suas moléculas pelo organismo e assim o efeito de ‘dose cumulativa’, onde a substância ingerida no passado é somada à dose presente.

Outra diferença primordial entre as experiências: no caso da Ayahuasca, além de propriedades reconhecidas de expansão e revelação de um plano sutil da realidade, há também a presença de propriedades curativas de imenso poder.

Diferentemente da trip com psicodélicos, a ‘jornada xamânica’ em rituais enteógenos oferece esse benefício essencial: Cura.

O leitor pode se perguntar ‘o que será curado, se não estou doente?’, e a resposta mais simples é: sempre há alguma coisa para ser limpa do organismo, seja fisicamente, mentalmente ou energeticamente.

As plantas de poder, aliadas ao conhecimento de ritos ancestrais, provêm uma purificação impressionante de nosso ser.

De um lado, a experiência psicodélica pode trazer novas percepções, novas ferramentas para a psicologia e a criatividade; e um explorador consciente será capaz de preservar suas libertações e descobertas no estado psicodélico para sua vida cotidiana, beneficiando-se a longo prazo.

Por outro lado, a experiência xamânica e enteógena trará um estudo aprofundando de si mesmo, um movimento mais direcionado ao interior de si, além de proporcionar concentração e transparência para que a conexão com as forças da Natureza se torne cada vez mais consciente.

Descubra 6 segredos sobre o chá de Santo Daime que despertarão grande desejo de você tomar!

Pêia, Bad Trip e suas diferenças

Outro fator presente no estudo das medicinas ancestrais e plantas de poder, é a chamada ‘pêia’. A pêia, dentro da enteogenia, seria o termo equivalente a ‘bad-trip’ na psicodelia. Porém, elas não poderiam ser mais diferentes entre si.

Na mesma medida em que a bad-trip traz a noção de ‘exagero, passei dos limites’, a pêia repousa no consolo de que ‘o sofrimento é cura, limpeza’.

Na prática, isso transforma a maneira como se lida com o momento de dificuldade da experiência, pois na bad-trip há um estado de pânico e agitação, ao passo que na pêia há a garantia de o desconforto ser para o próprio bem por mais intenso que se torne

Após o momento de dificuldade da pêia, porém, o espírito aflora e um novo portal para conexão com a essência do ser é aberto. Diferentemente da bad-trip que pode traumatizar o indivíduo, o momento de pêia em um ritual com Ayahuasca é uma bênção em andamento.

Isso porque na maioria dos casos, após o processo de purificação do corpo, o indivíduo estará pronto para receber uma nova dose do chá e assim completar sua jornada com momentos de elevação e ‘recompensa’ após os desafios vencidos.

Os benefícios dessa purificação, naturalmente, irão se prolongar após a sessão, havendo um movimento de aproximação entre o ‘ego’ e a ‘alma’; em outras palavras: torna-se mais próxima a visão espiritual do mundo, mais transparentes as ações que realmente desejamos tomar, facilitando nossa atuação no mundo como seres espirituais em evolução, em contato com nosso propósito de vida.

Na Vibe e Na Força: conclusão

Seja curtindo na vibe em sua festa ou festival favorito, ou seja trabalhando na força em seu grupo ou chamado espiritual, lembre-se sempre de respeitar todos os níveis e estágios de evolução e consciência.

Mais do que simplesmente respeitar dentro de si mesmo a evolução de seu ser: respeitar também o tempo e o fluxo de cada um além de nós, que chamamos ‘outro’. No fundo, o ‘outro’ é apenas uma ilusão estabelecida pela mente racional, uma conveniência social que cabe em um determinado sistema de administração da vida.

A verdade é que todos seremos sempre crianças, eternas crianças brincando no jardim da vida. E a maturidade que tanto buscamos é exatamente o reencontro com a seriedade das brincadeiras da infância. A maturidade é compreender que seremos sempre inocentes no esquema maior da existência, e que amadurecer é tornar-se conscientemente inocente,

Com o respeito pelo próximo, prospera nossa capacidade de interação, alongam-se os braços de nossos abraços; com o respeito pelo tempo de cada um, compreendemos mais e mais a nós mesmos; e com a harmonia do coração e dos pensamentos, revela-se a gratidão pelo dom da vida em cada ação e emoção.

Respire profundamente, eleve sua postura e mantenha-se firme, focado em seu eixo: a Cura já está acontecendo.

Tudo o que existe no universo está vibrando. Não existe nada parado ou inerte! Seus pensamentos, desejos e sonhos também vibram e reagem com as pessoas.

O ideal é sempre manter seus pensamentos em frequência positiva, assim a A Lei da Atração age em sua vida e transforma tudo o que você deseja em realidade.

Pensando nisso, sugiro que conheça o Oráculo da Vibração Positiva, que contém 81 mensagens motivacionais, elevativas e exclusivas, escritas por Carlos Torres e Sueli Zanquim.

Confira a coletânea que já vendeu mais 150 mil exemplares e já despertou milhares de pessoas para uma nova vida.

Se você gostou desse artigo, deixe sua humilde colaboração, escrevendo um comentário logo abaixo, prometo que lerei com muito carinho.

Forte abraço!

Escrito por: Alika Finotti

--

--

O Ativista Consciente

Agente de expansão da consciência formado em Programação Neurolinguística e apaixonado por Física Quântica aplicada. 😇